CONTROLE DA MENTE – 

“Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e é domada pela espécie humana;
a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero. Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!”

Esta observação do Apóstolo Tiago é facilmente observável entre nós. Quantos males pode causar a falta do domínio mental, do controle dos pensamentos, das palavras, das ações e, até mesmo, das omissões! É preciso fazermos um esforço extra para começarmos a dominar a mente – fonte de todo o comportamento humano. E o caminho mais eficaz é a prática diária da meditação!

Precisamos aprender a meditar, ter um tempo reservado, todos os dias, para orar, conversar com Deus, fazermos nossas reflexões. Os afazeres diários nos conduzem por caminhos que, quando não iluminados pela sabedoria divina, resultam em dissabores e, até mesmo, em sofrimentos terríveis.

Atualmente, em razão da tecnologia, é cada vez mais fácil se cometer erros, ao se transmitir ou retransmitir mensagens que podem ferir alguém. Sejamos prudentes! Façamos um filtro daquilo que lemos, e vejamos se é bom, verdadeiro e útil, antes de passar aquilo pra frente!

Na sua epístola, Tiago afirma que uma fonte não pode fornecer água doce e água ruim, salobra. Assim, nós não podemos ser bons e, ao mesmo tempo, praticarmos o mal; e vice-versa. Devemos ser bons, para podermos praticar o bem! Devemos amar a Deus e a nós mesmos, para podermos amar ao nosso irmão!

Devemos ser amor, para podermos viver em amor, e em paz! Sejamos, pois, senhores dos nossos pensamentos, palavras e ações, com a graça Deus!

 

 

 

João Batista Soares de Lima  – Ex-secretário de Tributação e Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão.

 As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *