A Conferência Livre de Música, uma iniciativa do Comitê de Cultura do Rio Grande do Norte em parceria com a Rede Potiguar de Música, encerra sua programação gratuita nesta sexta-feira (4). O evento é realizado no TECEsol, em Neópolis.
Voltada para artistas, produtores, gestores públicos e agentes culturais, a conferência promove debates sobre políticas públicas, valorização da produção autoral e sustentabilidade da cadeia produtiva da música no estado. A proposta é fortalecer redes, ampliar estratégias de articulação e discutir caminhos mais justos para quem vive da música no Rio Grande do Norte.
Para Rodrigo Bico, coordenador geral do Comitê Estadual de Cultura do RN, a conferência é uma oportunidade de articulação e construção coletiva: “Ao longo dos últimos dias estamos estimulando a auto-organização do setor, fazendo com que a gente consiga sair desse encontro com uma pauta de ações voltadas para a música do RN, onde o comitê possa dar suporte e estimular cada vez mais a participação social.”
A conferência se despede na sexta-feira (4), às 19h, no TECEsol, com exibição de clipes potiguares e em seguida, a “Palestra Sonora – concerto imersivo”, em que os músicos Esso Alencar e Iury Matias apresentam versões personalizadas para canções de Babal, Carlos Zens, Chico Elion, Gilson Vieira, dentre outros, mostrando a riqueza criativa destes e outros compositores e incentivando uma maior apreciação destas obras no presente para promover um melhor alcance junto ao público atual. A Palestra contará com participação especial de Bárbara Cristina.
Conferência Livre de Música é uma ação do Comitê de Cultura do RN, coordenado pelo Grupo Facetas, Casarão da Poesia e Companhia Cultural Ciranduís, através do Programa Nacional dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal. Apoio: Rede Potiguar de Música.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
4 DE JULHO (sexta-feira)
Local: TECEsol
19h | Encerramento da conferência com mostra de videoclipes e apresentações imersivas que celebram a produção autoral do estado.
Palestra Sonora: Cena Musical Autoral Potiguar
Participação artística:
MAP – Música Autoral Potiguar
Performance: Esso Alencar & Iury Matias
Part. especial: Bárbara Cristina
Arranjos e direção musical: Iury Matias
Direção artística: Esso Alencar
SERVIÇO
Conferência Livre de Música
Data: 2 a 4 de julho de 2025
Locais: Rampa Cultural, Pinacoteca do Estado, TECESOL – Natal/RN
Entrada gratuita