Parentes dos reféns que foram levados por terroristas do Hamas para a Faixa de Gaza, estão fazendo uma forte pressão sobre o Parlamento israelense, a ponto de que um cessar-fogo prolongado com o Hamas está sendo possível. A proposta é que prisioneiros terroristas que se encontram nas prisões de Israel sejam trocados por esses reféns.

O chefe do Mossad, bem como Shin Bet, serviços secretos internos e externo, respectivamente, ambos israelenses, se encontram em Paris negociando com intermediadores do Catar e Egito.

De acordo com as últimas informações, Israel não se compromete em acabar a guerra com o Hamas, mas estaria disposto a interromper os ataques durante seis semanas. A proposta não foi tornada pública mas a imprensa afirma que é bem possível.

O líder maior do Hamas, Ismail Haniyeh, disse que o grupo está aberto a ideias que conduzam ao fim da ofensiva israelense.

São 130 reféns em posse do Hamas. A primeira fase da proposta é de liberar os prisioneiros feridos, o plano têm três fases, porém, de acordo com a imprensa, o grupo está interessado no fim da guerra e não em um cessar-fogo. Caso a proposta se concretize, a Jordânia e o Catar, se comprometeriam a forçar o grupo armado a respeitar o acordo. Do outro lado, EUA e França, garantiriam que Israel respeitassem os termos propostos, dando fim assim a está guerra.

 

 

Mário Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradore

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *