O presidente norte-americano, Joel Biden, fará uma visita a Israel nesta quarta-feira (13), marcando assim sua primeira visita ao Oriente Médio, como líder dos EUA.

Está é a décima vez que o político estadunidense visita o Estado judeu, quando exerceu outra funções diplomáticas anteriormente, Biden visitou Israel.

A viagem estava marcada para junho, mas devido a problemas de agenda relativos a viagem de Biden a Arábia Saudita, só agora foi possível.

O presidente norte-americano será recebido por Yair Lapid, atual Primeiro Ministro, em sua chegada ao aeroporto internacional de Ben-Gurion, na cidade de Tel Aviv. Seu pouso deveria ser em uma base aérea em Palmachim, mas o esquema de segurança do presidente Biden iria causar um caos no tráfego do centro de Israel, com a principal rodovia que liga Jerusalém a Tel Aviv fechada por horas em ambas as direções na tarde de uma quarta-feira.

Com a estadia de dois dias de Biden, a polícia informou que em todo caso incluirá muito fechamentos temporários de estradas dentro de Jerusalém, trazendo, como sempre, um grande transtorno a população. É sempre assim quando um presidente americano chega a Israel. Voos particulares e uso de drones são proibidos durante a estada do presidente.

Joel Biden deverá participar de uma demonstração do “domo de ferro” (iron dome), sistema de defesa antimísseis israelense. Os EUA devem investir 500 milhões de dólares adicionais para a reposição do sistema após a guerra em Gaza ano passado.

Outro fato que deve ser destacado é de que Joel Biden e o novo primeiro-ministro, Yair Lapid, deverão falar com o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Maomé bin Zayed Al Nahyan, por vídeo conferência, para discutir  segurança alimentar e outras áreas de potencial colaboração entre os países envolvidos.

Por fim, cogita-se que Biden também se encontrei com o ex-primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, que atualmente é o chefe da oposição israelense. E com o presidente israelense, Isaac Herzog, em sua residência em Jerusalém, onde o norte-americano deverá receber sua medalha de honra.

 

 

 

 

Mário Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *