Após duas audiências de instrução num processo que o ex-primeiro ministro, Benjamin Netanyahu, é acusação de corrupção, dentre outras acusações, como, por exemplo, troca de favores e presentes acima do valor permitido.

Bibi, como é conhecido Benjamin Netanyahu aqui em Israel, mudou o discurso e agora diz que sofre uma caça as bruxas. Ele reconhece que errou e parte agora para uma acorde em que ele abdique da política e tenha a pena diminuída, caso seja condenado. Bibi por enfrentar até dez anos prisão, caso as acusações de pagamento de suborno, fraude e quebra de confiança sejam confirmadas.

Já com relação aos presente, o ex-primeiro ministro é suspeito de aceitar indevidamente uma quantia de 264 mil dólares em presentes. Os procuradores dizem que entre os presentes estavam charutos e garrafas de champagne oferecidos por magnatas da comunicação e de conceder favores em supostas tentativas de melhorar a cobertura de seu governo por um jornal israelense e um site de notícias.

Caso Netanyahu chegue a um acordo na justiça israelense, ele deverá passar de três a seis meses na prisão e renunciar o seu futuro político, aspecto este que ele está tentando negociar, demonstrando assim mais uma vez a sua grande ambição política e poder ao governo de Israel.

 

 

 

 

Mário Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *