MARIO ROBERTO MELO

1 – O Brasil foi noticia em Israel em todos os meios de comunicação e a manchete não foi sobre nenhum premio Nobel, ou algo semelhante. Foi sobre o grande vilão do momento, o Zika vírus. Foi mostrado quão perigoso e terrível ele é e o que vem fazendo às pessoas. O governo israelense aproveitou a oportunidade para advertir os turistas que queiram viajar à América do Sul e em especial ao Brasil, e pediu que evitem a ida ao continente sul-americano.

2 – O evento das Olimpíadas tem tudo para atrair muita gente de fora. Mas. se continuar essa propaganda e a falta de solução para o problema, serão as Olimpíadas com menos turistas estrangeiros, da história. É tão sério o problema, que a própria ONU já se manifestou sobre isso. O presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, também expressou a sua preocupação e pediu urgência ao governo americano para ajudar na busca de uma solução, para que a doença não se expanda em outros territórios. Pelo que eu constatei, a imprensa israelense fez com que muita gente ficasse preocupada, em estado de choque, com essa terrível praga que assola o Brasil e que se espalha pelo mundo.

3 – A cada dia que passa a gente vê que fica mais difícil um acordo de paz entre Israel e a Palestina. Dessa vez a facção do Hamas estava construindo um túnel, que já havia sido destruído por Israel na última guerra em 2012, quando em decorrência das fortes chuvas que vem caindo aqui na região, sofreu um colapso e soterrou sete militantes da facção. O Hamas disse que os mártires serão louvados por Deus e que o mundo verá um dia o resultado do seu trabalho. E disse ainda aos pais dos mortos que eles podem se orgulhar, porque eles agiram em nome de Deus. Portanto, enquanto eles acreditarem em guerra santa, eu só acredito em muitas guerras.

4 – Parece que a maldição do Faraó está de volta, ao menos em um vilarejo do Egito, onde quase diariamente está ocorrendo um incêndio na casa de algum morador da pequena vila. Eles estão acreditando que o causador disso são espíritos sobrenaturais. As casas pegam fogo sem nenhuma explicação aparente e os moradores já se dirigiram às autoridades, querendo uma explicação. As próprias autoridades disseram que só pode ser superstição. Mas o fato é que esses incêndios continuam ocorrer, sem nenhuma justificativa plausível.

5 – Não é à toa que eu venho dizendo que o Mar Egeu é o mar da morte. Quase semanalmente várias mortes vêm acontecendo, principalmente do inicio do ano para cá. Desta ultima vez, pelo menos 24 pessoas morreram, dentre elas 10 crianças, em mais um naufrágio de uma embarcação muito precária, que ocorreu na ultima quinta-feira, perto do litoral da ilha grega de Samos. Um sobrevivente chegou à costa nadando e avisou as equipes de salvamento. Trata-se do segundo naufrágio de uma embarcação em menos de 24 horas. Na quarta-feira passada, pela manhã, sete pessoas também morreram no litoral grego, que é uma das portas de entrada dos refugiados que chegam à União Europeia, a partir da Turquia. Nem sequer o frio nem mesmo o mar revolto tem inibido as embarcações de procurarem a Europa. Segundo os últimos dados da Organização Internacional de Migrações, somente no mês de janeiro já chegaram à Grécia mais de 45 mil refugiados da Síria e do Iraque. Isso já é 31 vezes superior ao numero de janeiro de 2015. E até hoje calcula-se que mais de 100 pessoas morreram afogados.

(Mario Roberto MeloCorrespondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *