MARIO ROBERTO MELO

A olimpíada está chegando e nada pior poderia estar acontecendo. Sabem por que? Muito simples: o Brasil não estava pronto para o mundial e muito menos para o próximo evento internacional, que acontecerá no Rio. Quando eu disse que não estamos “prontos” quero dizer que não temos condições de impedir possíveis atentados terroristas, caso o Estado Islâmico resolvesse atacar. O Brasil não tem governo e muito menos competência para evitar uma tragédia dessa natureza. Nosso país é um prato cheio para os interessados em operações de derramamento de sangue inocente.

A solução, no meu ponto de vista, seria pedir ajuda internacional. Inclusive de Israel, pela grande experiência e capacidade do país judeu de combater o terror palestino. Não podemos esquecer o que aconteceu em Munique em 1972 ou em Atlanta em 1996. Para facilitar ainda mais a vida do terrorista, é fácil conseguir armas nas favelas do Rio. E para complicar ainda mais, o serviço de inteligência nacional está despreparado para esse tipo de situação. Por último, os estádios construídos no Brasil, mesmo que modernos, não têm escapes e saídas que possam ser considerados satisfatórios para uma eventual explosão de uma bomba.

O terror avançou no mundo, hoje praticamente sob o comando islâmico, e para atacar no Brasil só faltaria uma decisão deles. Não há nada no momento que pudesse impedir um hipotético atentado no Brasil. Israel sabe que a facção terrorista do Hesbolah se encontra dentro do Paraguai. De Foz para o Rio, é muito próximo e muito fácil chegar. Isso é só um exemplo. Há muitas outras hipóteses para que aconteça um atentado, como por exemplo, envio de dinheiro para compras de material explosivo e armas no Brasil e muito mais. A notícia ruim é que a fronteira não foi vigiada e mesmo que a partir de agora seja guardada, quem garante que o terrorista já não está entre nós esperando a hora para atacar?

Portanto, é melhor começar a rezar e principalmente agir, para que nós não venhamos a conhecer um ato tão corriqueiro no mundo, nos dias atuais, que é uma explosão de uma bomba. Um grande abraço e feliz páscoa a todos vocês que viajam neste Expresso Oriente.

Mário Roberto MeloCorrespondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *