MARIO ROBERTO MELO

1 – Um dos terroristas que atacaram a cidade de Paris, foi preso em Bruxelas e ele se chama Salah Abdeslam. Na operação ele resistiu e foi ferido com um tiro na perna.

2 – A confusão diplomática entre o Brasil e Israel continua pela indicação irreversível de Danny Dayan. O governo brasileiro é contra o embaixador indicado porque ele morava na área ocupada por Israel na Cisjordânia e a posição brasileira é sempre do lado da Palestina face a influência árabe no governo brasileiro.

3 – As negociações na Síria seguem bem, dando a entender que a transição política dará um fim ao conflito. Vamos continuar rezando para que o número elevado de vítimas não aumente mais.

4 – Outro atentado em Istambul matou desta vez três e feriu gravemente 11 israelenses. Não é a toa que eu venho dizendo aqui que a Turquia está virando um barril de pólvora. Até o momento nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque, mas acredita-se que tenha sido o Estado Islâmico.

5 – O presidente da Turquia já afirmou que os grupos terroristas passaram a atacar os civis, por estarem perdendo a guerra contra as forças do governo turco. O país faz parte da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o EI e permite que aviões de aliados usem sua base aérea para lançarem ofensivas no Iraque e na Síria.

6 – Ao tomar conhecimento do que aconteceu na Turquia, o primeiro ministro israelense enviou dois aviões para Istambul, com o objetivo de trazerem turistas que porventura se encontrem ali, uma vez que aquele país está muito muito ameaçado pelo terrorismo nos últimos meses.

7 – Caso o Estado Islâmico não assuma a autoria desse ultimo atentado, as suspeitas recairão sobre o Partido Trabalhista do Curdistão, pois desde julho do ano passado o cessar fogo que durou dois anos foi rompido e de lá para cá, sempre existem as provocações de ambas as partes. O que já acarretou a morte de 340 membros da Força de Segurança da Turquia e de 300 combatentes curdos mais 200 civis.

Mario Roberto MeloCorrespondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *