MARIO ROBERTO MELO

1 – A ONU iniciou hoje as conversações sobre o fim da guerra na Síria. Pelo que o representante das Nações Unidas adiantou, os diálogos e as discussões sobre quem será convidado, ainda não estão definido. Esse encontro deverá durar até três semanas, tendo como objetivo maior o cessar fogo imediato, a interrupção do Estado Islâmico na Síria, e ajuda humanitária. Na próxima etapa, aí sim, serão discutido assuntos específicos do país, incluindo a decisão de quem serão os candidatos á presidência. Esse processo pode durar até seis meses, se tudo correr como está programado.

2 – O DAASH, conhecido no mundo como Estado Islâmico, declarou guerra á Europa e anunciou novas ameaças. No ultimo domingo, por exemplo, eles divulgaram vídeo dos “heróis” que cometeram o terrível atentado a Paris. Nesse vídeo eles ameaçam a todos os países que formam a coalizão ocidental.

3 – A facção do Hamas gosta realmente de catucar o leão com vara curta. E mais uma vez, lançou um foguete contra Israel, que caiu dessa vez no deserto de Neguev, próximo da usina nuclear israelense de Dimona. Isso aconteceu ontem, por volta das 17hs (hora de Brasilia). Ninguém ficou ferido, nem ocorreu prejuízos. Pouco tempo depois Israel respondeu com fogo, com aviões F-16, jogando três misseis contra uma base do Hamas, local esse presumido pelas Forças Armadas de Israel, como base dos lançamentos contra o estado judeu. Essa ação também não resultou em feridos ou mortos.

(Mario Roberto Melo, correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *