MARIO ROBERTO MELO

1 – Um desmonte em um acampamento de refugiado do Oriente Médio erguido em Calais, no Norte da França, foi alvo da mídia internacional. Oito iranianos, costuraram a boca com agulha e linha, em protesto ao desmanche das barracas do acampamento. Somam-se 3500 pessoas dentre elas 300 crianças desamparadas, sem nenhum responsável direto.

O acampamento tornou-se a maior favela da França tendo em sua maioria os sírios, mas também muitos afegãos, iranianos, sudaneses e iraquianos. Durante o protesto os refugiados gritavam palavras de ordem “nós somos humanos”, “onde está a sua democracia?” e “onde está nossa liberdade?“. O mais lamentável foi a forma como eles decidiram fazer o protesto, se mutilando.

Os refugiados se queixam do frio, fome e necessidade de roupas limpas e que para contrariá-los o governo francês acatou a decisão judicial que determina a extinção desse acampamento, embora não esclareça uma posição para esses pobres coitados que tenta sobreviver na Europa.

2 – Não bastasse a situação caótica que vem acontecendo na Síria há cinco anos ininterruptos, o país sofreu um apagão total que deixou toda sua população sem energia elétrica, em todo o seu território. Isso ocorreu em decorrência de uma pane geral na usina que distribui eletricidade para todo o país.

Ainda não descobriram as causas, bem como a solução não tem previsão. Segundo a imprensa local, a internet também foi afetada, embora que por satélite ainda esteja funcionando.

O povo sírio está esperançoso, porque o cessar-fogo vem sendo cumprido, e os ataques vem ocorrendo com bem menos intensidade, trazendo um alento a esse povo sofrido.

Mario Roberto MeloCorrespondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *