MARIO ROBERTO MELO

1) O Primeiro Ministro Benjamin Netanyahu, em meio a divergência política dentro de seu partido, afirmou hoje que a qualquer hora poderá apoiar mais construções habitacionais na Cisjordânia. Caso isso ocorra, será em represália aos atentados sucessivos de palestinos contra judeus. Todavia, como ele é muito controverso, retirou (desocupou) de Hebron, a terra dos patriarcas dos hebreus e muçulmanos, onde vivem lá apenas 500 judeus e 205 mil árabes palestinos, vários israelenses ortodoxos religiosos. Esses compraram prédios de palestinos, sem a devida autorização do governo israelense. O principal disso tudo, foi a discórdia que surgiu na coalizão de Netanyahu, que agora tem maioria por pouquíssimos votos.

2) Um palestino morreu após a sua bomba explodir antes que chegasse a um lugar aglomerado com judeus. Ele só tinha 17 anos e sua aldeia em Jerusalém Oriental está de luto pelo jovem. Até quando a facção da Hamas mira agora chamar a atenção da mídia internacional, enviando os jovens palestinos para serem mortos pelos militares israelenses e gerar ódio e repudio internacional?

3) Sírios são mortos quando tentaram atravessar a fronteira e para grande surpresa, alguns estavam armados. Pelo que se presume, eram indivíduos do DAASH (Estado Islâmico). Cerca de 16.000 sírios se encontram próximos da divisa com o reino da Jordânia e podem morrer muitos de fome e frio.

4) Israel se prepara para uma nevasca nos dois próximos dias. A temperatura já está zerando em alguns locais do país, tendo já caído neve em Jerusalém e no norte do país. Por sinal, este correspondente ficou preso no itinerário coberto pela neve até o trator limpar o todo caminho, pelo que aproveitei pra lhes enviar essas noticias para a edição do Blog Ponto de Vista desta segunda-feira.

(Mario Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *