Casatória C'a Defunta, do grupo Pão Doce de Teatro, de Mossoró — Foto: Fred Gustavo/Divulgação
Casatória C’a Defunta, do grupo Pão Doce de Teatro, de Mossoró — Foto: Fred Gustavo/Divulgação

A Companhia Pão Doce de Teatro, de Mossoró (RN), comemora, em 2024, 20 anos de existência e, por isso, preparou com uma programação especial e gratuita na cidade.

A abertura dessas comemorações acontece nesta terça-feira (26), com a apresentação do espetáculo Casatória C’a Defunta, a partir das 19h, no Espaço Teatro de Quintal. Os ingressos gratuitos são retirados pela internet.

O projeto “Pão Doce 20 anos” foi o único de teatro do Rio Grande do Norte contemplado edital da Fundação Nacional de Artes (Funarte), do governo Federal para este ano, o que vai garantir a realização dos eventos durante toda a temporada, que segue até setembro.

O espetáculo Casatória C’a Defunta conta a história de Afrânio, Maria Flor e a fantasmagórica Moça de Branco. A peça entra em reta final de apresentações após 10 anos em cartaz.

Projetos para além do teatro; veja

No projeto Pão Doce 20 anos, contemplado pela Funarte, a Companhia pretende também abarcar, através da arte, ações sociais, atuando mais em equipamentos públicos da cidade, como escolas municipais e estaduais, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), creches, parques, entre outros.

“Por sermos um grupo de teatro, não significa que desenvolvemos apenas atividades no âmbito teatral. Na programação dos 20 anos da Companhia, vamos realizar ações no campo do social, atendimentos odontológicos para quem não tem acesso, palestras para a comunidade da cidade, sobretudo do bairro, oficinas de artes urbanas, oficinas de dança, de escrita e muito mais”, explicou a atriz Mônica Danuta.

Entre outras atividades previstas, estão:

  • oficinas de Trança Afro, com Simone França;
  • oficina de narrativas e escritas, com Daniel Guedes;
  • oficina voltada para como brincar e estimular crianças com autismo, com Marjoreen Paiva;
  • aula-show sobre musicalização infantil, com Bruno Hermínio;
  • apresentação do espetáculo História Brincada;
  • oficina de dança do estilo waacking, com Ariadna Medeiros;
  • ação artística do Movidos Grupo de Dança, de Natal/RN;
  • oficinas de lambe-lambe, com Danielle Brito;
  • atendimento odontológico, com a Drª. Anna Gabriela, tanto para crianças da comunidade que vem de uma maior vulnerabilidade social quanto para a comunidade LGBTQIAPN+;
  • mostra audiovisual;
  • ação especial voltada para teatro.

A ideia do projeto é alcançar um público de mais de 3 mil pessoas durante toda a programação. O grupo também almeja transformar essas ações em atividades anuais, inseridas de forma fixa no calendário da cidade.

Pão Doce: 20 anos de história

A Companhia de Teatro Pão Doce é criada e sediada em Mossoró. A história do grupo começou em 2001, quando artistas foram chamados para fazer uma apresentação em um colégio do município.

Na ocasião, foi pedido para que eles encenassem um trecho do poema Aurora da Minha Vida, do escritor Naum Alves de Souza – poesia esta que, posteriormente, foi inspiração para o primeiro espetáculo do grupo, “Meus Bons Tempos”, em 2005.

No final da apresentação, a organização do evento distribuiu um pão doce para quem participava da solenidade escolar. E como aquele rupo de amigos não tinha um nome próprio, as pessoas que assistiram à peça começaram a chamá-lo de “grupo que dava pão doce”, como explica a atriz Mônica Danuta.

Atualmente, a Cia. Pão Doce conta com quatro integrantes (Mônica Danuta, Lígia Kiss, Raull Davyson e Paulo Lima), além de diversos colaboradores e colaboradoras, e soma mais de 20 espetáculos ao longo dessas duas décadas.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *