Como tomar medicamento de forma segura – 

Quando tomamos um medicamento não estamos seguros completamente. Qualquer medicamento pode apresentar algum tipo de risco, até na dose terapêutica.O medicamento quando registrado na ANVISA significa que a eficácia e a segurança foram avaliados. Uma vez registrado no órgão, os efeitos terapêuticos benéficos superam os riscos.

Alguns cuidados são necessários para que os riscos sejam diminuídos e o efeito aumentado. A prescrição médica deverá ser respeitada, os horários seguidos, assim como, a quantidade de dias da administração. É necessário prestar muita atenção no que se está tomando, pois alguns medicamentos apresentam a embalagem bem parecida e a forma farmacêutica semelhante.

O medicamento deve estar acondicionado em local ventilado e livre da exposição solar, pois altera as características físico-químicas e o efeito não será o esperado. Caso o medicamento necessite ser refrigerado deverá ser guardado de forma correta, pois uma vez acondicionado de forma errada pode congelar e alterar as propriedades. Esse tipo de medicamento deverá ser acondicionado em um local seguro dentro da geladeira, onde mesmo no ato de abrir e fechar a porta a temperatura no local em que o medicamento está guardado permaneça estável.

A quantidade de água a ser ingerida na hora de tomar as medicações deve ser um copo com 200 ml para evitar o engasgo ou que fique a sensação de que o medicamento ficou pelo caminho. Caso seja um efervescente deve-se esperar dissolver por completo antes de beber o líquido e evitar mastigar comprimidos se o mesmo não for mastigável.

Na Casa Durval Paiva o farmacêutico disponibiliza a medicação adjuvante ao tratamento clínico, orienta e presta assistência farmacêutica repassando as informações sobre o tratamento medicamentosoaos pacientes onco-hematológicos e transplantados de medula óssea, ressaltando sempre a importância do mesmo seguir todas as orientações de acordo com a prescrição médica, tomando sempre o medicamento de forma segura, para que a eficácia terapêutica seja alcançada e os efeitos adversos indesejados sejam diminuídos. Seguindo todas as diretrizes, espera-se que esse medicamento tenha a eficácia desejada e a margem de segurança terapêutica eficaz de acordo com as normas da ANVISA.

Isabelle Medeiros Resende – Farmacêutica – Casa Durval Paiva – CRF2541

As opiniões contidas nos artigos/crôncias são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *