NELSON FREIRE 1

As pessoas no Brasil estão focando as atenções na eleição para Presidente da Republica. O que é em principio uma preocupação lógica, já que vivemos num regime presidencialista.

Mas algumas coisas precisam ser pensadas. Como o fato de que, apesar de toda a força presidencial, o apoio do Congresso é fundamental para a famosa governabilidade. E não se pode ignorar isso nunca.

Outra coisa não pode também deixar de ser observada. É que quem faz as leis não é o Chefe do Executivo e sim, os nossos parlamentares.  E você sabe que as leis são exatamente as regras do jogo.

O que eu quero dizer com tudo isso? Que além do presidente, é importantíssimo o voto para as outras vagas no Legislativo. Tanto para a Câmara Federal como para o Senado da República.

Não adianta você votar apenas no presidente ou no governador. É de fundamental importância a boa escolha dos seus parlamentares. Tanto na esfera federal como na estadual, o que faz uma grande diferença

Essa observação deve ser refletida em profundidade. Pois se queremos reformas, políticas, tributárias ou quaisquer outras, importante escolher bem os que vão pensá-las e escrevê-las. Os nossos legisladores.

No estado a coisa acontece da mesma forma. Uma assembleia formada por pessoas competentes é outra história. E os resultados poderão ser os mais próximos daquilo que imaginamos e perseguimos.

A busca pelas mudanças deve conter essas preocupações. Só assim poderemos no futuro cobrar com mais propriedade dos nossos representantes. É a solução para acabar com a cantiga da perua.

Nelson Freire – Economista, Jornalista e Bacharel em Direito – [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *