Ciosp tem 71 câmeras integradas ao sistema, sendo 23 próprias, 30 da Sesge do MJ e 18 da Semdes

Apesar da modernização e investimentos do Governo Federal no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), o número de atendimentos diários no órgão não sofreu alteração nos últimos meses. O tempo de resposta à demanda da população que procura o serviço através do 190 também mantém a média de acordo com a quantidade de viaturas nas ruas. A coordenação do Ciosp aguarda a chegada de mais 200 viaturas policiais para agilizar o combate à criminalidade.

O Ciosp foi o setor que recebeu o maior aporte de recursos com a realização da Copa do Mundo em Natal. O equipamento foi transferido para o Centro Integrado de Comando e Controle do Rio Grande do Norte (CICC/RN) que recebeu investimento na ordem de R$ 89 milhões do Ministério da Justiça (MJ). O videomonitoramento foi o destaque. Segundo informações da Polícia Federal, durante o evento esportivo, o CICC/RN chegou a concentrar imagens de mais de 200 câmeras.

Pouco mais de um mês após o encerramento do Mundial de futebol, o cotidiano no Ciosp mudou. Não há mais tantos agentes públicos trabalhando ao mesmo tempo e o número de câmeras ligados ao sistema diminuiu. Durante a Copa, o Ciosp recebia as imagens do sistema interno de videomonitoramento da Arena das Dunas, o que representava pelo menos uma centena de equipamentos.

Hoje, são 71 câmeras espalhadas em toda a cidade, sendo 23 do próprio Ciosp, 30 provenientes da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge) do MJ e mais 18 equipamentos da Prefeitura do Natal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *