CIÊNCIA SEMPRE –

Durante a semana que antecedeu o Natal, a FAPERN que tem a frente na condição de Diretor-Presidente, o  Professor João Maria de Lima enfrentou o lançamento das edições 31 e 32 da Revista da instituição, apoiada pela academia, com um verdadeiro périplo no Estado, lançando em Pau dos Ferros, Mossoró e Natal, acompanhado por uma caravana de Professores.

Em Natal, o lançamento ocorreu na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, com significados artigos oriundos dos Professores do IFRN. A revista contem artigos científicos, na edição de número 32, sustento um artigo denominado de Educação e a constituição com trinta anos, em coautoria com a Profa. Andrezza Tavares e Fábio dos Santos.

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte – FAPERN, com a missão institucional de apoiar e fomentar a pesquisa científica, tecnológica e a inovação, chegou aos seus quinze anos, inclusive firmou parceria com a TV Câmara de Natal para veicular as produções científicas, vem desenvolvendo programas em todo o Estado e a sua revista científica “Ciência Sempre” deve continuar no próximo governo.

A Profa. Andrezza Tavares, pós-doutora assina vários artigos em coautoria, podendo ressaltar o relativo ao IFRN, Pibid e Educação profissional em coautoria com o Prof. David Lavaniere, O senso crítico da formação como contraponto ao  poder da indústria cultural e dos meios de comunicação com o Prof. João Maria de Lima e o jornalista José Pinto Júnior, do Portal Potiguar Notícias.

Os artigos são dos mais variados matizes, das áreas de comunicação social, engenharia, economia, saúde, medicina, ciências sociais com ênfase na educação, todos com abordagem contemporânea, estando na ordem do dia, demonstram conhecimento, experiência, saberes, pesquisas com referências, fruto visível de extensão e de fácil leitura.

O nosso artigo, tem uma abordagem sobre a educação como dimensão do desenvolvimento sustentável, assegurando a produção, gerando empregos e oportunidades, a inclusão social e cidadania, dignidade humana, dentro dos postulados da Constituição da República que chegou aos trinta anos de promulgação, com dispositivos que garante um projeto nacional para educação, independente da alternância do Poder, comum em sociedades democráticas.

O artigo está dividido em uma introdução, nos aspectos da educação e da constituição, e trabalhado três temas dentro da abordagem da educação cidadã e desenvolvimentista, com a Erradicação ao analfabetismo disposto, também, no último Plano Nacional de Educação, a gestão democrática da educação básica, igualmente disposta na infra legislação e a autonomia de cátedra, uma vez que, estava na ordem do dia a invenção conservadora e neoliberal, com intensos “fake News”  da tal “Escola sem partido”.

 

Evandro de Oliveira Borges – Advogado

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *