http://noticias.universia.com.br/br/images/docentes/o/on/onu/onu-abre-inscricoes-programa-bolsas-jornalistas-noticias.jpg

Jornalistas de Natal participaram de uma audiência pública na Câmara dos Vereadores nessa quarta-feira (26) para debater sobre a valorização da carreira dos profissionais no Rio Grande do Norte. Na ocasião, os jornalistas discutiram sobre as condições salariais e de trabalho, e ganharam o apoio do vereador Cabo Jeoás (PCdoB), propositor da audiência, na luta pela valorização. Também apoiou o movimento dos profissionais o vereador licenciado George Câmara.

Participaram do debate representantes do Sindicato dos Jornalistas (Sindjorn) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Seccional RN. De acordo com Breno Perruci, presidente do Sindicato, as principais lutas da categoria são por um piso salarial compatível com a realidade econômica do Estado, contra o Assédio Moral e a favor de melhores condições no ambiente de trabalho.

Atualmente, o piso salarial do jornalista no RN é de R$ 1.370 reais, o segundo mais baixo de todos os estados brasileiros, perdendo apenas para a Paraíba. “Sem dúvidas essa audiência foi uma oportunidade de debatermos a ‘caixa preta’ que existe no mercado da comunicação. Os empresários são muito fechados à negociação com os jornalistas. Sempre alegam que estão no vermelho, mas nunca nos apresentam números”, afirmou Breno Perucchi, presidente do Sindjorn.

Em seu discurso, Breno questionou a árdua jornada de trabalho que muitos profissionais precisam enfrentar para garantir o sustento de suas famílias. “Muitos jornalistas do nosso Estado precisam manter uma jornada excessiva de trabalho, com um, dois, três empregos, que lhe garantam o mínimo de qualidade de vida. Será que nosso trabalho não vale mais do que R$ 1.370?”, destacou.

Segundo o vereador Cabo Jeoás, o debate dá visibilidade aos problemas que os jornalistas enfrentam todos os anos, principalmente quando chego o período de atualização da data-base.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *