O brasileiro Flávio Fortunato é um dos 47 finalistas da edição 2022 do prêmio Fotógrafo de Astronomia do Ano, organizado por um conjunto de museus em Londres.

Fortunato tirou uma foto de Saturno cercado por suas luas em Maceió, em 25 de agosto de 2021.

“Foi uma foto emocionante de capturar, pois o ambiente durante a noite era muito calmo e eu sabia que a imagem final teria uma qualidade além das fotos que eu vinha tirando em noites turbulentas”, contou Fortunato ao Royal Museums Greenwich.

“Tive a sorte de capturá-lo em um momento em que as luas estavam distribuídas quase simetricamente ao redor do planeta, ajudando a tornar a composição harmoniosa”, explicou ainda o brasileiro.

Mais de 3 mil fotógrafos amadores e profissionais de 67 países participaram da 14ª edição da competição, que é organizada pelo Royal Museums Greenwich, um consórcio de quatro museus em Greenwich, Londres. Os vencedores serão anunciados em 15 de setembro.

Além da foto de Fortunato, a competição traz entre os finalistas o registro de um cometa na Namíbia, a galáxia Cata-vento do Sul e a aurora boreal

Cometa na Namíbia

O cometa Leonard, descoberto em janeiro de 2021 — Foto:  Lionel Majzik
O cometa Leonard, descoberto em janeiro de 2021 — Foto: Lionel Majzik

 

  • O cometa Leonard, descoberto em janeiro de 2021, fez sua passagem mais próxima da Terra em 12 de dezembro do ano passado e não será visto novamente, pois vai deixar o Sistema Solar. O fotógrafo Lionel Majzik tirou a foto dele na Namíbia em 27 de dezembro:

Cata-vento do Sul

Cata-vento de Hidra (Cata-vento do Sul) — Foto: Peter Ward

  • Em 23 de fevereiro de 1752, do Cabo da Boa Esperança, na África do Sul, Nicolas-Louis de Lacaille observou pela primeira vez o que mais tarde ficou conhecido como a Galáxia Cata-vento do Sul. A foto abaixo, tirada exatamente 270 anos depois da Austrália, combina um conjunto de exposições H-alfa com dados de cores, para destacar as regiões de formação de estrelas semelhantes a rubis.

Aurora boreal

Aurora boreal é refletida em um lago em Alberta, no Canadá. — Foto: Carl Gallagher

As fotos finalistas da aurora boreal foram tiradas no Canadá e na Islândia:

Estrelas e nebulosas

Subúrbios da Nebulosa Carina - Buenos Aires, Argentina — Foto: Ignacio Diaz Bobillo

Fotos foram tiradas na Argentina, Estados Unidos e Austrália

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *