BOATOS –

De acordo com o Dicionário Online de Português, boato significa “disse me disse; notícia cuja fonte não é conhecida, geralmente sem fundamento, sendo publicamente divulgada. Mexerico; dito maldoso que se espalha pelo boca a boca. Balela; mentira ou conversa infundada”.

Pode começar de maneira simples, algumas vezes sem grandes desejos de maiores proporções. Mas começa. E como para cada conto se aumenta um ponto, a “coisa” toma proporções muitas vezes inesperadas: destrói reputações, famílias, vidas, personalidades. Torna alguns motivo de piada; outros, vilões; e muitos, criminosos.

Por mais que se siga uma vida reta e boa, não há como fugir da inveja, da maledicência e, por consequência, da boataria. O grande trunfo está em como lidar com ela.

Artistas conhecidos já tiveram suas falsas verdades jogadas na tela da TV por usarem peruca, por fazerem implantes em partes naturais de seu corpo, pela idade. Pessoas comuns ou não são acusadas e inocentadas de crimes que não cometeram somente pelo “zum zum zum” da mídia e da sociedade que quer encontrar um culpado a qualquer custo, sem deixar que a polícia investigue.

Pessoas que moram nas ruas adquirem má fama apenas por estarem pedindo o que o Governo não lhes provê. A necessidade causa a insistência. A insistência às vezes assusta e nós esquecemos que são pessoas, como nós, apenas um tanto mais carentes.

O monstro do boato atingiu muitas pessoas na época da caça às bruxas, na inquisição, nas ditaduras, em todos os momentos que alguém não se “encaixa” como modelo determinado para a sociedade considerada ideal.

Ainda em proporções diferentes, vemos estes espectros ameaçando pessoas normais, famílias, destruindo a harmonia de lares. Falam dos filhos destes, do marido ou esposa daqueles. Falaram até do Mestre Jesus!

Mas o mais importante é saber o que vai no seu coração. Se você se enche de maldade, se cerca de más ações, pensamentos e atos, curve-se à verdade, os boatos lhe pertencem. Entretanto, se trabalha para o bem, se é dedicado, se tem amor, boa vontade e bons pensamentos, transforme essa energia negativa que está voltada para você, use as pedras que lhe jogam no alicerce do seu caminho.

Não deixe que os pensamentos menores atinjam o seu espírito, que voa tão mais alto. Pense e ore por todos os que lhe desejam mal, pois estes sãos os doentes que o Mestre Jesus veio à Terra para curar. Cada um ainda tem muitas falhas. Todos nós e os que nos amam sempre hão de amar e orar por nós, mas nossos desafetos necessitam ainda mais do nosso amor e perdão para que entendam que aprender a amar é a única razão que nos faz estar na escola da vida!

 

Ana Luíza Rabelo Spenceradvogada ([email protected])

As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *