cooperativismo-1-638

Em 2015 o modelo econômico cooperativista de trabalho completa um século de existência no Rio Grande do Norte. Em razão disso, a Assembleia Legislativa promove nesta quinta-feira (29), às 9h, sessão solene em homenagem ao centenário do cooperativismo potiguar, atendendo proposição do presidente do Legislativo Estadual, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB). Na oportunidade, a Casa fará o lançamento da Frente Parlamentar do Cooperativismo, responsável por apoiar o setor através de discussões e deliberações legislativas.

“A homenagem se dá em reconhecimento ao relevante papel que o cooperativismo vem desempenhando no Estado ao longo do século. A criação da frente busca fortalecer as ações em favor deste setor e garantir um ambiente político e legal favorável para o crescimento do sistema cooperativista potiguar. Queremos ampliar cada vez mais a legitimidade da defesa dos interesses cooperativistas na Assembleia Legislativa do RN”, justifica Ezequiel.

O Rio Grande do Norte registra atualmente mais de 800 cooperativas constituídas com atuação nos ramos da agropecuária, crédito, trabalho, consumo, educação, produção, infraestrutura, transporte, habitação e turismo. O cooperativismo atua no sentido de obter melhores condições de prazo e preço, reduzir custos de produção e edificar instalações de uso comum, visando alternativas para os setores associados.

Durante a sessão será instalada também a Frente de Apoio às Energias Renováveis, proposta pelo deputado George Soares (PR) para estimular a produção de energias renováveis no Estado. “O setor gera emprego e renda, fortalece o segmento empresarial e melhora a qualidade de vida da população, promovendo o bem estar social”, avalia George.

O evento vai homenagear representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/RN), da Organização das Cooperativas do Estado (OCB/RN), além de personalidades que ao longo do século prestaram relevantes colaborações para o desenvolvimento do cooperativismo norte-riograndense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *