Tubulação que se rompeu é antiga e deverá ser desativada

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) concluiu o reparo na rede de distribuição de água na avenida Mor Gouveia, na altura da Rodoviária Nova, onde parte da tubulação rompeu na manhã de ontem. O rompimento causou desabastecimento nos bairros de Felipe Camarão, Cidade da Esperança, Cidade nova, Bom Pastor, Nazaré e na área do Km-6. A Caern afirma que parte da distribuição seria normalizada ontem mesmo e que,  até a noite de hoje (8), o abastecimento será totalmente normalizado.

A tubulação que se rompeu é antiga e deverá ser desativada nos próximos meses. Uma nova rede de distribuição está sendo construída pela Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov).

De acordo com o Secretário adjunto de Operações da Semov, Caio Múcio Pascoal, falta apenas a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) liberar a passagem da tubulação por baixo da linha férrea. “São uns 30 metros de canos, mas precisamos da autorização da Companhia de Trens para finalizar e fazer a ligação, a partir daí a Caern assume”, afirma.

A nova tubulação está sendo colocada sob o asfalto, acima da antiga, enquanto as faixas do canteiro recebem placas de concreto. De acordo com Pascoal, em casos de vazamentos como o que ocorreu esta semana, não será necessário perfurar o concreto, agilizando os serviços de reparos. “Após a ligação, a tubulação ficará mais acessível para passar por reparos. A antiga será desativada e não tem problema que ela fique abaixo da nova”, explica.

Ainda de acordo com o secretário, não há previsão para que seja expedida a autorização da CBTU. O chefe da Unidade de Água da Regional Natal Sul da Caern, Jacques Pinheiro explicou a necessidade de interromper o fornecimento de água para os bairros. “Ao ser detectado o vazamento, a passagem da água foi fechada para evitar desperdício e permitir o acesso das equipes ao local a ser reparado”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *