NELSON FREIRE 1

A questão da violência continua assustando a sociedade brasileira. E aqui o nosso estado não fica atrás, com as pessoas vivenciando diariamente essa praga que toma conta do país.

Além do crime organizado, dos cartéis das drogas, dos crimes circunstanciais e dos crimes passionais, chama a atenção o aumento alarmante daqueles que são praticados por menores. Quase sempre impunes.

Os cidadãos de bem estão ilhados em suas residências. Desarmados, desprotegidos e espantados com a grave situação, que mostra claramente o elevado grau de desenvoltura dos delinquentes.

Enquanto isso os bandidos fazem a festa. Nas lojas, nas ruas, nas agências bancárias, nas casas das pessoas. E agora, também nos ônibus. Pondo em risco a vida de pacatos e indefesos profissionais.

E se o meliante for menor de idade, aí a festa ainda é maior. Pois ele caçoa da sociedade, sabedor de que não será punido em virtude da própria legislação em vigor. Bem intencionada, mas muito equivocada.

Daí os crimes aumentarem numa escala alarmante. E na esmagadora maioria das vezes, por motivos fúteis. Para comprar entrada do cinema, um par de tênis, ou até para comprar perfume para a namorada.

Mas o pior ainda é quando ele faz o assalto para comprar a maldita droga. E a sociedade assiste a tudo isso, sem poder reagir ou fazer quase nada. Muitas vezes, sem poder contar sequer com a própria Policia.

O Estado precisa se pronunciar sobre isso. Urgentemente. Os planos dos candidatos majoritários precisam ser mais explícitos sobre o tema. Muita coisa precisa ser modificada. Logo, antes que seja tarde demais.

Nelson Freire – Economista, Jornalista e Bacharel em Direito – [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *