aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) espera retirar as bandeiras vermelhas da conta de luz em abril ou maio do ano que vem, segundo informação do diretor Tiago de Barros Correia. É possível que a conta de luz passe diretamente para a bandeira verde, sem a cobrança adicional de valores na tarifa.

“Se chegarmos a maio com um bom nível nos reservatórios, não vamos precisar manter as (usinas) térmicas acionadas”, disse. Se o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) fizesse a gestão do setor elétrico apenas por modelos computacionais, segundo Correia, a conta de luz já poderia estar com bandeira amarela. No entanto, por causa da necessidade de poupar água dos reservatórios das hidrelétricas, o ONS tem mantido as usinas térmicas em operação.

O sistema de bandeiras tarifárias, em vigor desde o início do ano, permite o repasse mensal aos consumidores de parte do gasto extra das distribuidoras com o aumento do custo da energia. A cor da bandeira é impressa nos boletos das contas de luz. Se a cor é verde, a situação está normal e não há cobrança de taxa. Se a cor é amarela, cobra­se R$ 2,50 para cada 100 kWh de energia consumidos.

Desde o início do ano bandeira vermelha vigora no País, atualmente com cobrança de R$ 4,50 por 100 kwh.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *