avc-not1266

Amanhã (29) comemora-se o Dia Mundial do AVC. O acidente vascular cerebral ou derrame cerebral- AVC –  é a segunda principal causa de morte no mundo de indivíduos acima de 60 anos de idade e a quinta maior causa entre as idades de 15 e 59 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão. Uma maneira de prevenir o AVC é controlar bem a pressão arterial, seguindo as orientações medicas, medindo regularmente a pressão, diminuindo o sal da alimentação, parando de fumar, fazendo atividade física e tomando o remédio regularmente quando indicado.

A reabilitação é o processo de recuperação ou de aprendizagem da gestão dos danos que o AVC causou. O processo de reabilitação envolve voltar à vida quotidiana, alcançando o maior nível de independência possível, com a reaprendizagem das habilidades afetadas. Ou ainda, com a descoberta de novas capacidades, adaptando-se a algumas situações causadas pelo AVC, através do suporte emocional e social em casa e na comunidade. O AVC corresponde a um déficit  no aporte de sangue numa determinada área do cérebro, determinando as alterações na sua irrigação. Estas alterações podem ser isquêmicas e hemorrágicas.

Os principais fatores de risco para AVC são a pressão arterial alta, qualquer doença cardíaca, em especial as que produzem arritmias; alterações no nível de colesterol, em especial o aumento da fração LDL ou a redução da fração HDL; hábitos tabágicos e hábitos alcoólicos; diabetes Mellitus; idade: quanto mais idosa é a pessoa, maior a probabilidade de ocorrer o AVC. Isso não impede que a pessoa jovem não possa ter. Até os 51 anos, os homens têm maior probabilidade de ter um AVC. A obesidade aumenta o risco de diabetes, de hipertensão arterial e de aterosclerose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *