A VIDA QUE SOMOS E O CORPO QUE TEMOS – 

Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.

O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito”. (João 3:5-8)

O diálogo de Jesus com Nicodemos é revelador quanto ao nosso destino e quanto a nossa natureza, a nossa essência.
No estágio em que nos encontramos, a grande maioria de nós se identifica com corpo – muitos admitindo “ter” um espírito. Inverte-se totalmente a ordem, pois “somos” espírito e manifestamos corpos. Os corpos são passageiros – o espírito é eterno. Por isso, Jesus diz ser necessário nascer de novo – sair desse estágio, avançar em direção à consciência espiritual, encontrar-se consigo mesmo, viver conscientemente o ser divino que se é. O nosso destino é este: nos identificar com o verdadeiro ser que somos. Ao alcançar essa consciência, aquela alma não mais se identifica com os corpos individualmente, mas vive em unidade com tudo e com todos, pois vive em unidade com o Pai Celestial. Seu caráter é tão sublime que reflete fielmente o “imagem” de Deus onde quer que se encontre – num corpo ou fora dele.

João, o Batista, aquele que desceu à Terra com a missão de preparar o caminho para Jesus, nos revela: “Aquele que vem do alto está acima de todos; aquele que é da terra pertence à terra e fala como quem é da terra.

Aquele que vem do céu está acima de todos. (João 3:31).

Aqui, João não se refere à Jesus como uma pessoa, um indivíduo – mas fala de Jesus como o Cristo, o Messias, o  Espírito Universal, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós, a Vida que dá vida, o Verdadeiro Filho de Deus.

Aqui, João está se referindo ao espírito que somos e aos corpos que podemos manifestar nas habitações criadas por Deus.

Todos nós temos consciência da transitoriedade do corpo físico. Todos nós precisamos ser conscientes da eternidade da alma, do espírito, da nossa essência, do ser divino que somos.

O caminho para alcançar a consciência espiritual é seguir os ensinamentos do Cristo-Jesus, e vivê-los na prática diária do amor, do perdão, da compreensão, é ser instrumento da bondade onde quer que se encontre. Amém!

 

 

 

João Batista Soares de Lima  – Ex-secretário de Tributação e Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão.

 As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *