A PRIMEIRA PEDRA –

Um dos textos mais bonitos e contundentes do Novo Testamento é o que se refere ao Mestre Jesus dizendo aos que apedrejavam uma mulher: “Quem não tiver pecado atire a primeira pedra”. Uma lição para todos nós, que tem utilização até os dias de hoje.

O ser humano é dúbio por natureza. Tanto que podemos ser bons e maus ao mesmo tempo. Temos a característica de poder praticar coisas erradas de propósito ou mesmo praticá-las sem a consciência de que estamos agindo errado. E Jesus, profundo conhecedor da natureza humana, por isso mesmo foi taxativo ao proferir a frase acima aos que apedrejavam a mulher pecadora. Quem não tiver cometido um erro, atire a primeira pedra.

A maioria das pessoas hoje em dia continua a fazer pré julgamentos a toda hora. Sobre fatos e pessoas, pelo simples prazer de comentar. Não se preocupam com a humanidade inata que possuímos e que gera os nossos atos, sejam bons ou ruins. E partem para a crítica pelo prazer de criticar ou até por desconhecimento da verdade. Aliás, criticar por criticar, também é uma característica lamentável das pessoas.

Parecem esquecer a grande lição dada por Jesus Cristo há dois mil
anos atrás. O mesmo que disse que seu maior mandamento era: “amai- vos uns aos outros, como eu vos amei”. Um mandamento que anda também bastante esquecido nos dias de hoje. E que, por isso mesmo, não é demais lembra-lo vez por outra, para que as pessoas sejam mais tolerantes, e que procurem viver em harmonia com os seus semelhantes.

No atual momento que vivemos precisamos exercitar a fé, a compreensão, a empatia, o amor ao próximo, orando a Deus pedindo paz e muita saúde. Para todos. Sem nenhum tipo de radicalismos. Se fizermos isso, certamente estaremos compartilhando do esforço para que as coisas se normalizem. Sem a necessidade de criticar os semelhantes. Para não sermos aquele que iria atirar a primeira pedra.

 

 

 

 

Nelson Freire – Jornalista, editor do Blog Ponto de Vista, Economista e Bacharel em Direito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *