A PARTIDA DO HERÓI –

Peço licença aos leitores para tratar um assunto um tanto diferente da pauta que, em regra, inspira os temas tratados por aqui… Hoje, diante da partida de um herói, preciso registrar a estima – que não é somente minha – ao empreendedor Euzim Alves dos Santos, que partiu para a vida eterna, sob o olhar da fé cristã, na última terça-feira, dia 14 de maio, depois de lutar bravamente contra uma grave enfermidade.

Eis um pouco da rica história de Euzim: nasceu na cidade de Caicó/RN, no dia 23 de julho de 1951, mas teve sua infância e adolescência na cidade de Belém do Brejo do Cruz/PB; esposo dedicado a Olímpia Maria de Paiva Rêgo dos Santos, deixou quatro filhos (Thiago, Thiziana, Thúlio e Thales), três noras, um genro e seis netos. Era Técnico Agrícola e Engenheiro Agrônomo. Cursou o segundo grau no Colégio Agrícola Vidal de Negreiros em Bananeiras/PB e o Curso Superior na ESAM (Turma de 1977). Durante toda sua profissão participou de diversos cursos, seminários e simpósios nas áreas de Agronomia, Cooperativismo e Gestão de Negócios.

Euzim também foi servidor público estadual concursado, integrante do quadro da Empresa de Assistência e Extensão Rural do RN (EMATER); foi Presidente da Bolsa de Mercadorias do Estado do RN (BMRN), entre 1997 e 2002; membro do Conselho Estadual do PRONAF; presidente da CERVAP (Cooperativa de Eletrificação Rural do Vale do Apodi), desde 1987, a qual foi responsável pelos programas de eletrificação rural em toda região. Foi também presidente da OCERN, atual OCB/RN (Organização das Cooperativas do Estado do RN), entre os anos de 1996 e 1998, tendo participado ativamente da história e desenvolvimento do cooperativismo do Rio Grande do Norte.

A partir de 1993 passou a integrar o quadro de sócios da CDL Mossoró e, desde então, participou de diversas gestões da diretoria do órgão, atualmente ocupando o cargo de Diretor de Assuntos Convencionais.

No ano de 2000 criou a marca PUROFRUT, indústria de polpas de frutas e passou a exercer também um protagonismo maior no âmbito da indústria potiguar, tendo sido fundador do SINDIFRUTAS (Sindicato das Indústrias de Polpas, Sucos e Derivados não Alcoólicos de Frutas Tropicais do Estado do Rio Grande do Norte) e seu primeiro Presidente.

Na FIERN, Euzim ocupou cargos na Diretoria e no Conselho Fiscal. Foi também Conselheiro do SENAI e IEL. Teve, em todos os cargos ocupados, uma atuação muito presente nas reuniões e eventos. Era uma presença sempre muito estimada por todos, tanto pela qualidade de suas intervenções, quanto pela fraternidade com que tratava todas as pessoas.

Fará muita falta ao nosso convívio e ao ambiente empreendedor do Rio Grande do Norte, notadamente, de Mossoró onde fez morada, criou laços, construiu uma legião de muitos amigos, foi empreendedor e, como tal, um herói da resistência.

 

Amaro Sales de Araújo – Secretário da CNI, Presidente da FIERN e da ANF

 

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *