A MORTE, A RESSURREIÇÃO E A VIDA – 

“Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados.” (1 Coríntios 15:22)

Na primeira carta do apóstolo Paulo aos coríntios, encontramos muitas revelações sobre a natureza dos corpos, do Espírito e da vida, não só do homem mas de todo o universo. Ali o santo apóstolo faz um resumo geral da vida do homem desde Adão até a sua plenitude espiritual na pessoa do Cristo-Jesus.

Paulo separa o que é físico do que é espírito. E aí nos oferece uma visão da vida eterna, da nossa verdadeira natureza. “Pois é necessário que ele reine até que todos os seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte.” (1 Coríntios 15:25,26)

O “governo” do Cristo não se destina a eliminar pessoas desobedientes, mas eliminar de todos nós as imperfeições criadas pela ignorância, pelo egoísmo, pelo apego às coisas materiais, passageiras, que só trazem dores e sofrimento. A missão do Cristo é nos libertar de toda a ilusão que nos afasta da Luz, da presença de Deus.

“Quando, porém, tudo lhe estiver sujeito, então o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, a fim de que Deus seja tudo em todos.” (1 Coríntios 15:28)

Embora saibamos que Deus está em todos nós, dando-nos vida, importa que todos comunguem dessa verdade, isto é, todos nós temos que ser conscientes de que Deus é quem nos dá vida – sem Ele não existiríamos.

“Quando você semeia, não semeia o corpo que virá a ser, mas apenas uma simples semente, como de trigo ou de alguma outra coisa. Mas Deus lhe dá um corpo, como determinou, e a cada espécie de semente dá seu corpo apropriado. Assim será com a ressurreição dos mortos.

O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível; é semeado em desonra e ressuscita em glória; é semeado em fraqueza e ressuscita em poder; é semeado um corpo natural e ressuscita um corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Assim está escrito: ‘O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente; o último Adão, espírito vivificante.’” (1 Coríntios 15:37,38,42-35)

Que grande revelação, Paulo nos dá! Dita de forma clara, ele esclarece quem somos e qual é a nossa verdadeira natureza! Como já disse alguém: “Deus faz nascer o menor ser vivente para que haja vida – e no morrer do homem consciente, o nascer da vida para o Pai”.

“Assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também a imagem do homem celestial. Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: ‘A morte foi destruída pela vitória’”. (1 Coríntios 15:49,54)

A quantidade e a profundidade das revelações de todo o capítulo exigem de nós um esforço especial, rogando a Deus a luz necessária para a concepção de todo esse manancial de sabedoria, beleza e verdade que procedem do Pai da Glória. Amém!

 

 

João Batista Soares de Lima – Ex-secretário de Tributação e Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão.

 As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *