A MÁSCARA DA ILUSÃO –

A propósito da passagem do período momesco, lembrei que a palavra “máscara” está ligada à personagens teatrais, que desempenham papéis fictícios como se verdadeiros fossem; e que o ego é a personalidade físico-mental-emocional do homem, com o qual a grande maioria das pessoas identifica como se fosse o próprio ser. A persona é como uma máscara que o ego se utiliza para assumir o controle dos papéis no teatro da existência – enquanto o homem ainda não despertou para o verdadeiro ser que é.

Ao despertar, o homem reconhece a si mesmo Vida, agora não mais sob o domínio do ego, porém sob a égide do Espírito, do Eu real. Tudo se faz novo, descerra-se a cortina do teatro da ignorância, da ilusão, do irreal; e a vida se faz presente como sempre foi, sem máscaras.

Somos Espírito – quase todos reconhecemos isso -, mas pouquíssimos são os que vivem essa realidade em sua plenitude.
No caminho do auto encontro, inúmeras dúvidas nos acorrem, o que requer foco, disciplina, perseverança e, quase sempre, um guia bom, seguro e experiente para nos indicar o rumo certo. Todavia, cabe a cada um a decisão final – em homenagem ao soberano direito à livre escolha…

Há quem só enxergue a personagem, apreciando positiva ou negativamente tão somente a narrativa, a peça. Porém, necessário se faz saber quem está por trás da personagem, quem é o verdadeiro ator, o verdadeiro senhor da vida real.

Todos nós representamos vários papéis durante nossa passagem por aqui, na terra; ora como filho/filha, ora como pai/mãe, ora como empregado ou patrão… mas, na essência, somos todos Espírito, vida.

Saibamos, pois, quem somos nós, para que possamos desempenhar bem os papéis que a vida nos oferece, sem ilusões ou enganos, mas com muita fé e alegria.

 

 

João Batista Soares de Lima  – Ex-secretário de Tributação e Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão.

 As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *