A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE MENTAL –

Higiene tem sido a palavra do momento. Não faltam vídeos e textos sobre como lavar as mãos, sobre a importância de higienizar as superfícies e utilizar o álcool gel. Mas não se ouve falar com tanta frequência sobre outro tipo de higiene, que se faz igualmente importante e necessária nesse momento: a higiene mental.

Nós estamos sendo inundados com inúmeras informações catastróficas a todo momento e que envolvem o mundo inteiro, o que naturalmente gera medo e ansiedade nas pessoas.

É necessário e prudente buscarmos conhecimento e informação a respeito de como nos prevenir, cuidar de nós mesmos e daqueles que nos rodeiam. Mas é preciso, acima de tudo, filtrar aquilo que a gente lê, pensa, escuta e conversa.

O coronavirus nos mostrou, de forma muito brusca, que não estamos no controle das situações. Porém, há uma coisa que podemos controlar: a forma como reagimos ao que nos acontece!

E aí eu lanço uma questão: o que você pretende fazer na sua quarentena, no seu isolamento? Ficar fixado a notícias negativas, sem que isso nada de bom traga para a sua vida nem dos demais? Ou aproveitará esse tempo livre para se olhar, se conectar, se reinventar, abrir-se ao novo e pensar em estratégias para fazer algo de útil e necessário à população?

O home office pode ser um excelente aliado da sua saúde mental nesse momento. É uma forma de manter sua mente ocupada e fazer você se sentir útil e produtivo, mesmo estando em casa.

Ocupar a mente com coisas positivas é a chave para sairmos sãos dessa crise! Que tal arrumar aquele cômodo que está desorganizado? Fazer aquela faxina que estava pendente? Organizar seus documentos? Colocar no papel novos planos profissionais? Adiantar aquele relatório que você sempre deixa para última hora? Sem falar nos momentos de qualidade que você pode ter com aquelas pessoas que realmente importam!

Dizem que esse é o vírus da empatia. Porque nossas privações são, na maioria dos casos, um cuidado com o outro, para além do nosso umbigo. E fica o momento de reflexão, que tudo tem a ver com empreendedorismo e negócios: O que posso fazer de útil, nesse momento, para a sociedade? Como posso melhor servir?
Um abraço virtual a todos!

 

Luiza FreirePsicóloga

As opiniões emitidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *