A FÉ QUE CURA –

“Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: ‘Você quer ser curado?’” (João 5:6).

A pergunta acima foi feita por Jesus ao paralítico que estava à beira do tanque de Betesda, em Jerusalém. Há 38 anos ele acorria aquele local na esperança de que alguém o colocasse no tanque, quando o anjo agitasse as águas, pois, quem descesse às águas naquele momento ficaria curado. Após a confissão de vontade do paralítico, o Cristo-Jesus o curou e ele ficou são imediatamente.

Observem que, em todo o Evangelho, Jesus sempre age em benefício de alguém mediante o QUERER dessa pessoa. É necessário que a pessoa demonstre o seu querer, a sua vontade, a sua fé, a sua confiança em Deus, em Cristo. Porque o Cristo não interfere no livre-arbítrio de ninguém.

Poderíamos, então, pergunta: quer dizer que tudo depende da nossa vontade? A resposta é SIM. Precisamos querer para que Deus interfira, precisamos acreditar na providência divina para que ela se faça real, presente em nossa existência. Sem a nossa aquiescência, sem que abramos caminho para que Deus penetre em nosso coração, ele não pode agir, em respeito à nossa livre vontade, ao nosso querer. Deus sempre quer o nosso bem, mas é necessário que a nossa vontade, as nossas atitudes, estejam em harmonia com esse querer divino, para que o bem aconteça em nossas vidas.

Outra pergunta que poderíamos fazer a nós próprios: até quando vamos esperar para pedir a Deus que Ele nos cure de nossas “enfermidades”, que nos liberte das ilusões, que desperte em nós as virtudes espirituais, que nos dê sabedoria, que nos faça fortes o suficiente para não cairmos em tentação? E como fazer para que esse QUERER seja sincero, essa vontade seja autêntica, saia da alma e encontre ressonância com o querer divino? “Mais tarde Jesus o encontrou no templo e lhe disse: ‘Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça’” (João 5:14).

Aqui está uma orientação que não podemos esquecer: É necessário orar e vigiar – como nos ensina o Cristo-Jesus. É necessário focar nesse objetivo. É imprescindível que o nosso querer seja genuíno, que a nossa vontade sincera. E são pré-requisitos para obtermos sucesso que os nossos pensamentos, palavras e ações estejam sempre em conformidade, em harmonia com essa vontade.

 

João Batista Soares de Lima  – Ex-secretário de Tributação e Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão.

 As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *