A FÉ E AS OBRAS –

De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?
Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia
e um de vocês lhe disser: “Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se”, sem porém lhe dar nada, de que adianta isso?

Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.
(Tiago 2:14-17).

Estes quatro versículos da Epístola Universal do Apóstolo Tiago diz tudo o que precisamos saber sobre essas duas dimensões: a da fé e a das obras. A fé, manifestada na dimensão invisível do espírito; e as obras, manifestadas na dimensão do visível, do físico – mas também do invisível e imaterial. Sim! Porque, apesar de o texto bíblico referir-se apenas à obras físicas, é fácil perceber que, quando se faz o bem, com amor, o resultado se dá nos dois planos, físico e espiritual. Quem oferece um copo d’água a um sedento não aplaca somente a sua sede, mas refrigera a sua alma também. Do mesmo modo, quando se dirige uma oração fervorosa a um doente, a pessoa é beneficiada como um todo, isto é, corpo e alma!

Portanto, é necessário que cresçamos nos dois campos: no da fé e no das obras – simultaneamente. Aqui na terra, não obstante sermos espíritos eternos, manifestamos, cada um de nós, um corpo físico; e esse corpo precisa de cuidados, tanto materiais quanto espirituais. Assim, a fé e as obras devem caminhar de mãos dadas; devemos crescer conjuntamente.

Sejamos, pois, firmes na fé e ricos em obras. Estejamos sempre sintonizador no amor do Cristo, para que possamos manifestar o Seu desejo nos ajudando mutuamente. Que o nosso bom Mestre Jesus Cristo nos abençoe hoje e sempre! Amém!

 

 

 

João Batista Soares de Lima  – Ex-secretário de Tributação e Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão.

 As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *