A EUROPA REVISITADA –

Mexendo e remexendo os velhos papéis engavetados, me deparo diante de um relato que me traz boas e felizes recordações.

São lembranças descritas da viagem/excursão,no ano de 1997, para a Europa; bem ordenada e bem dissertada por um dos integrantes do grupo da excursão, o colega médico, Sérgio Fontes, dermatologista, esposo da colega, Professora Eleide Fontes Trigueiro, pediatra.

Passamos quase um mês em terras da Europa. Iniciamos o circuito por Barcelona, que nos encantou logo de entrada com a sua bela e suntuosa Catedral, de estilo gótico, construída nos séculos XIII a XV sobre a antiga catedral românica. A sua fachada tem estilo neogótico do século XIX. A cidade é fantástica e merece ser visitada de forma mais calma e tranquila.

De Barcelona, saímos em ônibus exclusivo para um tour pela bela e encantadora cidade, a capital do Principado da Catalunha, momento que deslumbramos as estátuas de Dom Quixote e Sancho Pança, figuras imortalizadas da história da Espanha.

Depois seguimos para Zaragoza, onde tomamos um bom vinho e visitamos a Basílica Catedral Nossa Senhora del Pilar, construção barroca do século XVIII. Almoçamos um jamón(presunto curado) acompanhado por um bom vinho tinto. Seguimos viagem para Barcelona, onde chegamos às 21 horas, indo direto para o Hotel Barcelona Plaza; um bom Hotel!

No dia seguinte, continuamos a viagemembelezada pelas passagens do percurso. Almoçamos em Montpelier (caro e ruim), onde tomamos sangria como um bom vinho tinto.

Finalmente chegamos em Nice, muito florida e agradável. À noite, fomos a Monte Carlo,deslumbrante, e relembramos com tristeza a morte da bela atriz e princesa Grace Kelly.

De Nice, para Pisa e Veneza com destino a Firenze, onde fomos encontrar e deslumbrar afamosa estátua de David, de Michelangelo, uma perfeição inimaginável. Uma acompanhante inocente perguntou: por que não veste uma cueca nele?

Seguimos para Roma, onde ficamos hospedados no Hotel Presidente. Saímos para novas visitações. A primeira foi no Museu do Vaticano.

Chegamos até a Capela Sistina: silêncio absoluto. No teto, vislumbramos os famosos e indescritíveis afrescos de Michelangelo.

Em seguida, fomos visitar e orar na Basílica de São Pedro, local onde se encontra o seu túmulo.

Berilo de Castro – Médico e Escritor

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores