MARCUS GEORGE FullSizeRender

Marcus George Torres de Moraes

O mosquito Aedes Aegypti é perigoso e mata! Isso todo mundo já sabe! Apesar de saber dos riscos, muitas pessoas negligenciam esse risco ou tem uma atitude passiva diante do mesmo. É muito comum algumas pessoas assumirem uma postura passiva, tipo “Eu estou fazendo a minha parte, já olhei minha casa seis meses atrás”, e essa perigosa postura contamina os gestores públicos, com algo do tipo “A prefeitura limpa os terrenos e as pessoas jogam lixo no outro dia”.

Esses exemplos são verdadeiros, mas são também posturas passivas e com dose zero de pro-atividade, pois transferem a culpa e não resolvem o problema, em muitos casos atém contribuem com o aumento do mesmo. Daqui a pouco a culpa é do mosquito!

Você já verificou e eliminou todos os possíveis focos do mosquito na sua casa? Parabéns! Entre a sua casa e a do vizinho existe apenas um muro. Seu vizinho já fez a parte dele? Você é gestor público e já fez a limpeza de vários terrenos e ruas da cidade. A população no outro dia jogou lixo em locais indevidos. O que você pode fazer para resolver definitivamente essa questão? O agente de saúde nunca mais apareceu para fazer a inspeção. Você vai ficar esperando alguém na sua casa adquirir um dos vírus transmitidos pelo Aedes para tomar uma atitude?

O momento exige uma postura proativa! Você pode, além de verificar e limpar sua casa diariamente, verificar a casa da direita, a da esquerda e a da frente à sua. Você pode ir naquele terreno próximo da sua residência e recolher algumas garrafas e copos descartáveis. “Ah, eu já faço isso e não resolve!” Continue. Estamos numa guerra contra esse mosquito! Não se renda, ao contrário, lute até a vitória.

Para resolver estes e outros problemas, um grupo de amigos de Natal criou um grupo de Whatsapp chamado Certo & Errado. Algo do tipo, bate-papo útil. Neste grupo você pode divulgar posturas corretas e erradas. As denúncias são encaminhadas aos órgãos responsáveis conforme cada caso. Muitas já foram atendidas. Peça para participar e crie outros semelhantes entre seus amigos. O número é (84) 9.9649.8849.

Ninguém está livre do mosquito. Seja um soldado desta guerra!

Marcus George Torres de Moraes Assessor Técnico da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *