MARIO ROBERTO MELO

1 – O mundo comemorou ontem a libertação dos judeus do campo de concentração de Auschwitz, na Poloôia. Dezenas de sobreviventes do holocausto acenderam velas, pela passagem do septuagésimo primeiro aniversário do fim do mais contundente simbolo do sofrimento humano causado pelos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial.  A ONU inclusive, designou essa data como sendo o Dia da recordação do holocausto. Dessa vez, o evento foi marcado pelas advertência de que o anti-semitismo está ressurgindo perigosamente na Europa, O presidente de Israel tornou publica uma carta até então desconhecida do publico, na qual um nazista e criminoso de guerra solicitava perdão pelas mortes dos judeus, antes de ser condenado à morte em 1962. A quantidade de judeus que morreu em Auschwitz, chegou a um milhâo e cem mil pessoas. Nos Estados Unidos, o presidente Barak Obama participou de uma solenidade na embaixada de Israel naquele país. enquanto o presidente israelense fez côro ás manifestações havidas em todo o mundo, afirmando: Auschwitz, nunca mais!

2 – O presidente iraniano Hassan Rohani disse que a veiculação de um pedido feito por ele ao Vaticano, para que as estátuas fossem vestidas ou cobertas por panos, foi uma invenção da imprensa italiana. A estátua de mármore da Vênus Capitolina, que é uma mulher nua, do século II antes de Cristo, foi uma das que foram tapadas. Ele ainda acrescentou que esse assunto não foi nem sequer tratado com as autoridades italianas. Mas adiantou que agradece por elas terem sido tapadas, provando assim que os italianos são muito hospitaleiros e que gostam de agradar os seus hóspedes.

3 – O frio continua em Israel e a cidade de Jerusalém está totalmente branca. Onde eu moro, no norte do país, está muito mais frio. Não nevou apenas pela inexistência de muitas nuvens no céu. A temperatura no norte chegou a -17 graus centigrados e em Jerusalém, a -3 graus. A partir de hoje as escolas foram abertas e os alunos poderão continuar suas aulas normalmente.

(Mario Roberto Melo Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *