NELSON FREIRE 1

A palavra democracia anda sendo muito falada no Brasil nesses últimos tempos. Ela vem do grego demos, que significa povo; e kratia, que significa poder. Politicamente pode ser traduzida como o sistema de governo que emana do povo.

Mas por aqui ela começou a tomar um sentido bem diferente do original. Passou a ser senha e justificativa para se fazer o que se queira, sem a menor preocupação com as consequências. E sem a compreensão de que a democracia impõe direitos e deveres.

Alguns pensam que tudo é possível porque estamos numa democracia. Isso é uma total deturpação da realidade. Democracia não justifica vandalismos, agressões, baderna. As leis existem para serem cumpridas. Como as regras, que balizam qualquer sociedade.

Democracia é liberdade sim. Mas não é anarquismo. Proudhon, Godwin e Bakunin é que defendiam que as pessoas não estivessem subordinadas à força dos governos e das leis. Mas essas ideias não vingaram, por incompatibilidade com a realidade e com o próprio bom senso.

Dizer que as pessoas podem fazer tudo que der na telha, só porque vivem numa democracia, é um grande equivoco. A sua liberdade termina quando começa o do outro, Assim como acontece com o seu direito.

A história registra o desabafo de Maria Antonieta: Liberdade, liberdade, quantos crimes se cometem em seu nome! Espero realmente que aqui não se diga no futuro próximo: Democracia, democracia, quantos descalabros se praticaram em seu nome!

Nelson Freire – Economista, Jornalista e Bacharel em Direito – [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *