NELSON FREIRE

O Projeto do Super Simples estava sendo aguardado com muita expectativa por pequenos e micro empresários em todo o país. Principalmente porque o Ministro Guilherme Afif Domingos fez uma peregrinação por vários estados do Brasil, mostrando os seus principais pontos e os reflexos positivos das propostas para a própria economia brasileira.

Aqui mesmo em Natal o ministro esteve por duas vezes tratando desse assunto. A primeira foi no Sebrae, quando na oportunidade fez também o lançamento da Redesim. Presente ao encontro, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo, teve um importante gesto e se comprometeu em colocar o projeto em votação no dia 29 de abril último.

A segunda ocasião foi no Seminário Motores do Desenvolvimento, quando Afif  fez uma palestra sobre a força das pequenas e micro empresas, responsáveis por 52% dos empregos no país. Ali ele reprisou o discurso em favor da aprovação do projeto, que já estava na Câmara.

Ocorre que a votação foi adiada, deixando empresários e entidades classistas preocupados com o destino do projeto. O Governo propôs modificações e as lideranças convergiram sobre um novo entendimento da questão. E isso gerou muitas dúvidas.

Mas no dia 8 de maio finalmente o projeto foi aprovado, E as mudanças que ocorreram deverão ser avaliadas pela classe empresarial. Pode não ter sido o melhor dos mundos, mas foi certamente um começo. Talvez o primeiro passo para se alcançar vitórias mais consistentes no futuro.

Nelson Freire – Economista,  Jornalista e Bacharel em Direito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *