Pode-se dizer que criatividade, uma boa execução e uma xícara de café são as bases dos trabalhos que chamam a atenção em um portfólio. Porém, todo criativo sabe que para atingir isso é preciso ter técnica e muita bagagem.

Livros, anúncios, embalagens, músicas, teatro, memes e inovação: tudo pode servir de inspiração na hora de criar, mas a arte visual parece exercer uma influência ainda maior sobre a nossa criatividade, enquanto que a tecnologia tem sido uma mão na roda na hora de executar. Por isso, separamos 5 projetos de arte e de tecnologia que podem ajudar você a criar um portfólio incrível.

1. Outdoor inteligente

Na internet, as propagandas são mostradas conforme nosso perfil e buscas realizadas. Mas no “mundo real”, todos precisam ver o mesmo outdoor, mesmo que o produto seja interesse apenas de parte das pessoas. Um projeto russo, no entanto, pode ser o início dessa mudança.

Com uma lei que proíbe a importação de alimentos, um armazém italiano localizado em Moscou encontrou na tecnologia um jeito de se promover em um outdoor sem chamar a atenção da polícia. A solução? Uma câmera embutida reconhecia o uniforme da Polícia, mudando a propaganda assim que um policial chegava perto. Entenda como funcionou a ação:

2. Café derramado que vira arte

Se sobre o leite derramado há quem chore, o café espalhado em uma superfície vira arte na mão da italiana Giulia Bernardelli. Graduada pela Academia de Belas Artes de Bolonha, a jovem cria suas ilustrações sem planejar, deixando que as gotas da bebida e suas nuances formem, aos poucos, sua própria arte. De rostos a belas paisagens, os desenhos contam com um nível de detalhes impressionante. E na falta de café, geleias e até sorvete viram tinta na mesa branca. Para um bom criativo, toda hora é hora de inventar.

z_img 1

z_img 2

3. Quando o lixo é um convite para fazer arte

Enxergar a caretinha na tomada qualquer um consegue. Para chamar atenção com sua arte, o espanhol Francisco de Pájaro precisou ir muito além. Em caixas de papelão e sacos de lixo, enxergou formas humanas e animais, caçambas de lixo viraram barco e colchões velhos, telas. Eis a prova de que lixo também pode ser arte. Com humor, criatividade e muita técnica, o artista de rua chama a atenção para o lixo urbano e usa a tinta para provocar como ninguém.

ArtIsTrash3

ArtIsTrash6

4. Mais do que um produto, uma solução

A fim de promover sua linha de televisores, a Samsung decidiu dar uma mãozinha para quem fica atrás de caminhões na estrada e tem sua visibilidade dificultada. Instalada na traseira do caminhão, uma tela mostra em tempo real o que está acontecendo à frente do veículo. A ação busca deixar a estrada mais segura e prova que os usos da tecnologia dependem apenas da nossa criatividade.

5. É propaganda, é divertido

Nos últimos tempos, a melhor propaganda é aquela que não se parece como uma. E se tiver diversão, melhor. Um belo exemplo disso é a ação do Nescafé que transformou um botão de pedestres em uma vending machine de café, em Berlim. Em vez de acionar o semáforo, o botão rendia um café instantâneo. Bingo!

 

Fonte: Hypeness.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *