Entre março e maio deste ano, a UFRN participou da edição de primavera da exposição “Insetti: vita e curiosità a sei zampre” (Insetos: vida e curiosidades em seis pernas), no Giardino Botanico Rea di Trania, jardim botânico que faz parte do Museu Regional de Ciências Naturais da cidade de Turim, na Itália.

O evento foi voltado para a mostra da diversidade de insetos no mundo, abordando aspectos da sua biologia, classificação e importância para cada ecossistema nos quais eles se integram.

Organizada em seções, com painéis explicativos e acervo biológico, a exposição apresentou temas como: Biologia de insetos e suas linhagens, com espécies de regiões italianas e fósseis do Brasil; beleza e as diferenças morfológicas de insetos presentes nos cinco continentes; e insetos diretamente úteis para o ser humano, tais como a abelha e o bicho da seda.

A exposição foi realizada com a colaboração de institutos biológicos e geológicos da Itália e de outros países. A participação da UFRN se deu por meio do trabalho de divulgação científica de Glaudson Freire de Albuquerque, estudante do curso de ciências biológicas, que desenvolveu pesquisa bibliográfica sobre as formigas Tocandiras.

As tocandiras, objeto de estudo de Glaudson, são formigas típicas da América do Sul. No total, elas estão divididas em oito espécies, a presente no RN é a Dinoponera quadriceps, comumente conhecida como “a formiga gigante”. Chegando a medir até 3cm e meio de comprimento, uma das principais características desse bicho é o fato de andarem sozinhas e um dos desafios dos pesquisadores é compreender esse comportamento incomum da espécie.

Fonte: Nominuto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *