Na manhã de hoje (23), motoristas e cobradores das empresas de ônibus receberam certificado de participação do curso

O Ministério Público e o Seturn estão comemorando o resultado positivo da primeira etapa do projeto “Transporte Urbano e População Idosa: Construindo uma nova relação”, desenvolvido em 2011 nas sete empresas de ônibus afiliadas ao Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da cidade do Natal. A iniciativa foi aplicada através do MP, que qualificou mais de 2,7 mil funcionários dos transportes urbanos. Esta semana foram entregues os certificados dos cursos e o Estatuto do Idoso aos participantes do projeto. Além disso, o MP elaborou um relatório com a opinião, sugestões e dificuldades vividas pelos motoristas e cobradores nas ruas da cidade, e que foi entregue aos empresários das empresas.

Funcionários recebem Estatuto do Idoso e Certificado de conclusão

Em 2011, o Ministério Público ministrou palestras em todas as sete empresas de ônibus do município de Natal. E com a ação tem o objetivo de sensibilizar os profissionais dos transportes urbanos a levar até seus funcionários informações e aprendizados com uma dinâmica simples e clara, capacitando motoristas e cobradores, visando à melhoria no atendimento aos idosos na Capital Potiguar.

Segundo o diretor de comunicação do Seturn, Augusto Maranhão, o mais importante da iniciativa é evitar o conflito entre o idoso e o funcionário da empresa de ônibus. “A assistente social Maria Luiza foi perfeita quando levou esse projeto para o Seturn. Com o projeto nós evitamos que os problemas aconteçam e possibilitamos que passageiros e funcionários tenham uma relação harmoniosa”, disse.

Augusto Maranhão

O diretor lembrou, ainda, que em cada motorista transporta em média 400 passageiros por linha, e que os funcionários são o cartão de visita de como o projeto está sendo bem desempenhado. “Nós vamos sim continuar com o projeto, e já que o desafio da mudança é sempre bom não custa nada estar sempre lembrando que um ‘bom dia, boa tarde e boa noite” fazem toda a diferença. O Ministério Público pode contar com a gente. E devemos respeito aos idosos, pois eles já cumpriram sua função perante a sociedade e nesta altura da vida merecem ser bem tratados em qualquer lugar”, finalizou.

O “Transporte Urbano e População Idosa: Construindo uma nova relação” foi premiado em dezembro de 2011 com o prêmio Direitos Humanos, em Brasília, onde a presidenta Dilma Rousseff afirmou que o projeto seria expandido para o resto do Brasil. Por hora, o MP planeja para o inicio de maio a execução do projeto junto aos funcionários do transporte alternativo, e também para as linhas de ônibus que fazem o trajeto na grande Natal e nas cidade de Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros.

Promotora Lâdia Gama e Auguto Maranhão comemoram sucesso do projeto

“A ideia foi muito bem aceita e nós vamos levar a capacitação sempre mais além. Por isso, eu gostaria de chamar a atenção dos funcionários do transporte alternativo, peço que eles aceitem a ideia, que participem e façam cada vez mais um transporte urbano de respeito aos idosos”, explica a promotora de defesa do idoso e das minorias, Iadia Gama, que durante a reunião lembrou que as próprias empresas de ônibus realizam cursos individuais de melhoria ao tratamento ao idoso.

A responsável por palestrar em cada aula nas sete empresas de ônibus de Natal foi a assistente social da Associação do Ministério Público do RN (APERN), Maria Luiza Teixeira. “Eu fico muito feliz após o termino desta primeira etapa do projeto, que não vai parar, pois nós não encontramos portas fechadas nas empresas para realizar esse trabalho. Vamos sempre trabalhar juntos compartilhando responsabilidade e levando aprendizado para quem trabalha no setor de transporte público”, concluiu a assistente social e coordenadora projeto, Maria Luiza Teixeira.

Assistente Social Maria Luiza Teixe entrega certificado a colaborador

A reunião aconteceu no Restaurante Cuxá e contou COM a participação do diretor de comunicação do Seturn, o empresário Augusto Maranhão, do presidente do Seturn, Agnelo Cândido, da promotora de defesa do idoso e das minorias, Iadia Gama, da assistente social e coordenadora projeto, Maria Luiza Teixeira, do presidente da Associação do MP do estado do RN, Rinaldo Reis Lima, do juiz federal Mario de Azevedo jambo, da promotora aposentada e diretora de apoio aos membros aposentados do MP/R, Terezinha Peixoto Cabral, do coordenador do curso de direito da Facex, Adilson Gurgel e da presidente do Conselho Estadual do Idoso, Lúcia de Fátima.

Da redação de Nelson Freire, com informações da Assessoria SETURN, para o Blog Ponto de Vista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *