A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizará no dia 29 de abril, o 2º Seminário Pense nas Pequenas Primeiro: Experiências Internacional de Sucesso, no auditório do edifício sede da CNI, em Brasília.

Desde a Constituição de 1998, a importância de apoiar as micro, pequenas e médias empresas (MPEs) vem ganhando força no Brasil, mas as ações ainda estão aquém do ideal. Criado em 2013, o seminário tem como objetivo principal expandir essa visão e intensificar o apoio às MPEs, influenciando governantes e legisladores.

A edição 2015 do Pense nas Pequenas Primeiro vai aprofundar o debate com foco em temas específicos como: segunda chance para o empresário, avaliação prévia de impactos de políticas para as MPEs e compras governamentais. Experiências internacionais serão avaliadas sobre a possibilidade de replicação no Brasil.

HISTÓRICO

Na primeira edição do seminário, em 2013, especialistas nacionais e internacionais debateram sobre a política europeia para pequenas e médias empresas e como adaptar essas ações no contexto brasileiro.

No Brasil, apesar do reconhecimento da necessidade de uma política específica para MPEs na Constituição de 1988, foram necessários quase dez anos para que os pequenos negócios passassem a ter tratamento diferenciado.

O primeiro conjunto de normas específicas ganhou corpo em 1996, com o Simples, em 1999, com o Estatuto da MPE. Uma nova etapa se iniciou em 2006, com a aprovação do novo Estatuto da MPE, que incluiu o Simples Nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *