A missa de sétimo dia em memória do ex-ministro Armando Monteiro Filho, pai do senador e ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria, Armando Monteiro Neto, será na próxima segunda-feira, 08, ao meio-dia, na Igreja Madre de Deus, no Recife, ao lado do Paço Alfândega. O Estado de Pernambuco está em luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-ministro.

Armando Monteiro Filho morreu, na terça-feira, aos 92 anos. Ele faleceu em um momento no qual estava na residência, na Zona Sul de Recife, vítima de problemas pulmonares. Armando Filho foi ministro da Agricultura no governo João Goulart, de 1961 a 1962. Também exerceu o mandato deputado federal por Pernambuco em duas Legislaturas, nas décadas de 1950 e 1960. Concorreu ao Governo pernambucano na década de 60, no pleito que elegeu Miguel Arraes.

“Generoso, uma pessoa conciliadora e, ao mesmo tempo, uma marca de coerência. Meu pai não foi na vida pública um homem pragmático, que tenha feito as coisas a partir do mero cálculo político. Ele conseguiu ser um idealista ao longo da vida. Ao lado disso, foi um homem que se entregou inteiramente às causas que abraçou, tanto na vida pública, quanto na atividade privada”, disse o senador Armando Monteiro Neto (PTB).

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, além de decretar luto oficial, divulgou nota de pesar. A nota destaca que “Dr. Armando foi um honrado pernambucano, um legítimo cavalheiro que sempre lutou, ao longo de toda a sua vida, pelas maiores causas do nosso Estado e do Brasil, como empresário e político.

Ele teve uma postura firme, democrática e corajosa no enfrentamento com a ditadura militar e foi uma referência para gerações.” Para o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, Armando Filho era um exemplo. “Uma das pessoas mais educadas que eu tive oportunidade de conhecer. Perde Pernambuco, perde o Brasil e perde a política”, lamentou.

 

Fonte: FIERN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *