INVESTIR EM APARTAMENTO VALE A PENA? –

Muitas pessoas me fazem essa pergunta e a resposta não é tão simples quanto se parece. Por isso vou mostrar alguns diferentes ângulos e quem deverá responder é a própria pessoa que perguntou.

 

Visão financeira

Usualmente o aluguel custa algo em torno e inferior à 0,4% ao mês do valor do imóvel, o que representa 4,9% ao ano. Se compararmos com a taxa de juros, descontado o valor de 15% de imposto de renda, teríamos um rendimento de 5,4% ao ano. Ou seja, poderíamos dizer nitidamente que o valor de rendimento investido, pagaria o aluguel e ainda sobraria.

Então em uma visão diretamente financeira, é melhor alugar a comprar.

Mas vamos colocar outros temperos em nossa discussão. Estudos mostram que pessoas que compram imóvel ao invés de alugar, tem uma vida financeira mais tranquila na velhice. Isso ocorre porque as pessoas financiam o apartamento e fazem uma poupança forçada, mesmo pagando um juro elevado e as pessoas que não compram o apartamento acabam gastando o dinheiro com itens supérfluos ao longo da vida, ao invés de poupar, e o aluguel acaba pesando na velhice, sem que tenha nenhum patrimônio construído.

Na compra de um imóvel, também deve ser observado a valorização do patrimônio ao longo do tempo. Infelizmente vivíamos em um país com elevadas taxas de juros, o que continha a valorização dos imóveis de maneira geral e agora, mais recentemente, vivemos em um processo de recessão e um baixo crescimento econômico, fazendo com que imóveis em certas regiões tenham se desvalorizado e em outras mais demandadas, tivessem tido uma pequena valorização, inferior à inflação do período. Em momentos de crescimento econômico e baixa taxa de juros, haverá uma tendência natural de valorização dos imóveis, que podem superar à inflação e consequentemente a conta que realizamos acima. Ou seja, em uma visão de longo prazo, essa valorização deve ser levada em conta.

 

Visão de bem-estar

Muitas vezes, há uma vontade por parte dos compradores de ter o sentimento de posse, investir e efetuar reformas no imóvel. Isso faz com que os proprietários se sintam mais felizes, visto que está gastando em um bem que é seu. Mas o valor investido na reforma, na maioria das vezes, não gera valor proporcional à valorização imobiliária, mas o faz feliz. E afinal para que serve o dinheiro?

Visão de compra e renda

Em virtude do que já citei na visão financeira, devem ser acrescentados os custos de manutenção, e em caso de vacância, todos os custos inerentes ao imóvel como condomínio, IPTU, etc. E para as pessoas mais idosas que dependem desta locação é uma péssima alternativa para renda na aposentadoria e velhice.

Alternativas para compra de um imóvel

Caso o comprador não tenha recursos financeiros para a compra do imóvel, uma das alternativas para escapar das altas taxas cobras pelos bancos, que não incluem somente o juro, inclui seguro, taxa de registro, taxa disso, taxa daquilo, etc. é o Consórcio, no qual falei há alguns dias atrás. Que pode ser lido através do link abaixo.

http://137.184.143.171/financas-pessoais-e-economia-guilherme-viveiros-9/

 

Guilherme ViveirosEngenheiro Civil com MBA em Gestão Empresarial pela FGV

 

As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *