CONEXÃO EXPRESSO ORIENTE – Mário Roberto Melo



Finalmente o spray nasal anti-covid-19, Enovid, começou a ser vendidos nas farmácias em Israel desde ontem. O produto é fabricado pela empresa de biotecnologia canadense SaNOtize.

O produto auxilia na diminuição dos sintomas nos dias de infecção e principalmente na redução dos danos causados nas pessoas que contraíram a doença.

Segundo a fabricante, o spray pode reduzir as cargas virais em casos confirmados da doença em até 95% dentro de 24h e 99% em 72 horas.

O spray também foi autorizado na Nova Zelândia e pode ser usado em pessoas a partir de doze anos de idade. De acordo com o fabricante, o produto é efetivo no tratamento de outros vírus respiratórios, como os causadores da gripe.

A empresa SaNOtize anunciou a chegada do spray aqui em Israel no início de julho e a companhia já havia garantido uma autorização provisória para comercializar o medicamento em Israel, bem como na Nova Zelândia.

A experiência envolveu oitenta pacientes com casos leves da doença e após 24h, todos eles estavam curados. Já os pacientes que se encontravam com um quadro mais difíceis, levaram 72h para se restabelecerem.

Contudo, o interessante é que o spray nasal EXO-CD-24 que foi inventado aqui em Israel pelo professor Nadir Arber e que o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, enviou uma delegação brasileira para negociá-lo, ainda não está pronto e não se trata do mesmo spray.

De acordo com Nadir, ainda levará algum tempo para que o medicamento seja autorizado e chegue também nas farmácias.

O que importa é que parece que o novo coronavírus deve chegar ao fim tanto pelas vacinas, como agora por esse remédio.

 

 

 

 

Mário Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *