
O maior hospital público do estado, o Monsenhor Walfredo Gurgel registrou redução nos atendimentos durante as festas de fim de ano. Em levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), foi possível constatar que o número de atendimentos uma semana antes do início das festas de fim de ano, ficou acima do total registrado durante o dia do Natal e do réveillon.
Da 0h do dia 24 de dezembro até às 23h59 do dia 25, foram atendidas 416 pessoas. Já da 0h do dia 31 de dezembro até às 23h59 desta quinta-feira (1), foram assistidos 451 pacientes. Ambos os números são menores que o período da 0h do dia 17 de dezembro até às 23h59 do último dia 18, quando foram computados 466 atendimentos.
A diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pereira Pinheiro, acredita que a diminuição maior do número de atendimentos no Natal foi devido a característica familiar da festa. “É uma comemoração basicamente em família. Apesar de muitas pessoas beberem, elas ficam mais em casa, junto dos parentes e amigos”, disse.
Dentre as especialidades que mais foram solicitadas no PSCS estão: ortopedia com 85 atendimentos (do dia 17 ao dia 18/12), 69 (do dia 24 ao dia 25/12) e 84 (do dia 24 ao dia 25/12); clínica médica com 107, 88 e 101 e cirurgia geral com 132, 153 e 163, respectivamente.