Para compra das máquinas da agência transfusional foram investidos mais de R$ 100 mil (Foto: Divulgação/Assessoria)

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), maior hospital público do estado, recebeu uma série de novos equipamentos para agilizar exames e procedimentos realizados na agência transfusional da unidade. Foram adquiridos um freezer para conservação de hemoderivados (plasma e crio), duas centrífugas (uma para exames de micro hematócrito e outra para tubos de ensaio), dois banhos maria e um agitador de plaquetas.

Dentre as demandas diárias atendidas pela agência transfusional do HMWG estão cerca de 15 classificações sanguíneas (tipo do sangue) e 24 provas cruzadas (teste para identificar se o sangue doado é compatível com o paciente receptor).

O setor também já chegou a fornecer (em apenas um dia) 40 bolsas (entre sangue e hemoderivados) para diversos setores do hospital – como Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e Centro Cirúrgico. A reposição diária dos estoques do hospital é feita pelo Hemocentro Dalton Cunha (Hemonorte) e chega aproximadamente a 20 bolsas. Dos tipos de sangue solicitados pelo hospital, o mais utilizado é o “O” positivo. A diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pereira Pinheiro, diz que para estas máquinas da agência transfusional foram investidos mais de R$ 100 mil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *