VINO DIVINO VINO –

Francisco Elmano Marques Souza ou Elmano Marques para os próximos, cursou Medicina e se tornou um pneumologista e professor da UFRN, profissional conceituado e respeitado, conhecido no país porquanto haver presidido a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia por dois mandatos intercalados.

Na juventude, enquanto seus irmãos desfrutavam das carraspanas típicas da época, ele procurava a companhia de pessoas de mais idade que a sua no intuito de obter maiores conhecimentos de vida para ter certeza do rumo que daria ao seu futuro.

Daí, nunca haver desfrutado, tampouco, se viu motivado a enjerir quaisquer bebidas alcoólicas que embotassem o seu raciocínio claro; ou seja, jamais experimentou os efeitos, por mais singelos que fossem, de um único porre no seu curriculum vitae.

São suas estas palavras: Na década de 70, dedicava-me inteiramente à medicina, acreditando que o estudo e o trabalho me preencheriam. Eu estava voltado unicamente para o meu curso de pós-graduação, mas havia noites em que a única resposta que encontrava era o eco do silêncio.

E mais adiante: Foi numa dessas noites que me permiti um gole de vinho, sem pretensão, apenas pelo simples desejo de não estar só. Um gesto solitário, quase desesperado, para preencher o vazio que habitava o meu peito. Eu bebia vinho não por prazer, mas para preencher as horas intermináveis na solidão do apartamento.

Um dia, Elmano, descobriu que já não bastava degustar, precisava também escrever sobre suas descobertas e experiências com o néctar dos deuses. Tal paixão resultou na coluna Vino Divino Vino, veiculada pelos jornais O Poti e Diário de Natal (2004-2009) e Tribuna do Norte (2009-2014).

Nela descrevia suas inúmeras viagens pelos continentes produtores de vinho, elegendo suas particularidades e preferências embasadas na sua experiência de enófilo amador, definindo origem, safra, processo produtivo e todos os detalhes que circundam o vinho.

Mediante o incentivo de apreciadores de vinhos e de leitores de sua coluna, Elmano, se sentiu motivado a escrever o livro Vino Divino Vino, composto de quatro volumes onde são especificados os temas seguintes: O vinho e suas origens, O vinho e a gastronomia, O vinho e as artes e O vinho e suas peculiaridades.

Para quem nunca enveredou pelo mundo do vinho, trata-se de uma fonte interessante e esclarecedora; já para os afeitos aos efeitos do vinho, consiste num manual de consulta para dirimir dúvidas e auxiliar na aquisição do vinho certo para as diferentes ocasiões e situações.

O lançamento do box, Vino Divino Vinho, acontecerá no próximo dia 7 de novembro, no Museu da Rampa, em Natal, a partir das 17h. Em tempo: Elmano Marques é um de meus estimados irmãos.  

 

 

 

 

José Narcelio Marques Sousa – Engenheiro civil

As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *