/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/V/G/CAJXGMShGn3DqDVU4QKw/guia-de-compras-g1-002-.jpg)
Está pensando em comprar vinho para o Natal e o Ano Novo? Seja espumante para celebrar ou um bom tinto para acompanhar a ceia, o Guia de Compras te ajuda.
O g1 conversou com Wallace Neves, professor da Associação Brasileira de Sommeliers, e selecionou 11 rótulos para aproveitar as festas de fim de ano e não errar nas harmonizações.
Veja a lista abaixo com produtos de preços entre R$ 50 e R$ 180, consultados em lojas on-line no meio de dezembro. Na seleção, encontre opções para harmonizar com:
- Salpicão de frango
- Bacalhau
- Grão de bico
- Pernil suíno
- Peru assado
- Panetone e chocotone
- Rabanada
- Curinga: espumantes que vão bem com tudo
Salpicão de frango combina com…
“Para o salpicão de frango, escolha um vinho branco, seco, com acidez presente e um leve toque de barrica”, sugere Neves. A “barrica” é o sabor que vem da maturação do vinho em barris de madeira.
Bacalhau e grão de bico combinam com…
“Vinho verde ou um tinto leve e fresco de uvas Gamay ou Pinot Noir”, diz o sommelier.
Pernil suíno combina com…
“Vinhos de médio corpo como Tempranillo, Rosso Piceno da Itália ou Grenache irão deixar o prato ainda mais saboroso”, diz Neves.
Peru assado combina com…
“Vinhos brancos com uma certa textura, ou tintos leves e elegantes com uvas Dolcetto, Pinot Noir ou Merlot”, opina Neves.
Panetone vai bem com…
“Para panetone de frutas, um delicioso e refrescante espumante Moscatel ou vinho branco de Colheita Tardia são perfeitos”, diz Neves. “Para panetone de chocolate, um fortificado do Porto ou um Pedro Ximenes podem surpreender”.
Rabanada vai bem com…
“A rabanada fica ainda melhor harmonizada com Passito di Pantelleria ou Porto Tawny”, afirma o sommelier. O Passito é um vinho mais raro, difícil de encontrar.
Opção curinga: espumante vai bem com tudo!
“Um bom espumante Brut é infalível para as harmonizações natalinas. Devido à presença de gás carbônico e acidez elevada, que confere intensidade e frescor, os espumantes são verdadeiros curingas na hora de casar com pratos diversos”, conta Neves.
Fonte: G1