O trabalho de acolhimento de imigrantes venezuelanos feito pelo governo do Amazonas e da prefeitura de Manaus recebeu reconhecimento do Acnur, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Em visita ao estado na manhã desta quarta-feira, o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, poderá conhecer um pouco dessas ações durante a passagem por um abrigo da capital.

O primeiro compromisso é uma visita à Casa de Acolhida Santa Catarina, um centro humanitário administrado pela Arquidiocese da capital amazonense, com o apoio do Acnur, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

No local estão acolhidos 79 imigrantes venezuelanos que chegaram ao estado em maio deste ano pelo processo de interiorização do governo federal. A igreja mantém ainda outros quatro abrigos e atende quase 200 estrangeiros em todos os espaços.

Já a prefeitura de Manaus administra dois abrigos destinados exclusivamente aos indígenas venezuelanos warao onde estão atualmente cerca de 200 deles. Nas casas de acolhida os imigrantes recebem assistência de saúde, social e ajuda com documentação para que regularizem a situação no Brasil e consigam trabalho.

O fluxo imigratório na capital amazonense iniciou em dezembro de 2016. A resposta rápida dos governos estadual e municipal contribuiu para que a situação não ficasse tão precária como em Roraima e ainda rendeu ao Amazonas e à cidade de Manaus o reconhecimento do Acnur pelas ações de acolhimento. É o que explica o porta-voz da agência no país, Luiz Fernando Godinho.

A Prefeitura de Manaus se prepara para coordenar um terceiro abrigo que vai receber mais 180 venezuelanos não-indígenas pelo processo de interiorização. De acordo com a subsecretária operacional da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, Jane Mara Silva de Moraes, o espaço no bairro Coroado, que foi ocupado inicialmente pelos indígenas warao, passa por reforma com o apoio do Acnur, e as obras devem ser concluídas em julho.

Após a passagem pelo abrigo Santa Catarina, de acordo com informações da Embaixada dos Estados Unidos, o vice-presidente deve fazer um sobrevoo à Zona Franca de Manaus e as belezas naturais do Amazonas. Não há previsão de que Mike Pence fale com a imprensa.

Até o fechamento desta reportagem, a Secretaria de Segurança Pública do estado não divulgou o esquema de segurança e de trânsito durante o período de visita da autoridade norte-americana.

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *