
A vereadora de Natal pelo PSTU, professora Amanda Gurgel, está lançando o livro “A quem serve a crise da Educação Brasileira? Uma análise da realidade educacional no Brasil e no RN”. Os lançamentos na capital potiguar acontecem no dia 28 de agosto, na Pinacoteca do Rio Grande do Norte (Cidade Alta), às 18h30, e no dia 18 de setembro, na Livraria Saraiva (Midway Mall), às 18 horas.
A partir de um levantamento de dados, a obra analisa diversos aspectos da crise da educação pública, como o baixo investimento brasileiro comparado a outros países, analfabetismo, Plano Nacional de Educação, adoecimento de professores e a situação de Natal e do RN.
O livro também aborda a concepção socialista de escola, defendida pela professora Amanda. “A precarização do ensino vai desde os baixos salários dos trabalhadores até a falta de merenda nas escolas. Estamos longe de ser a Pátria Educadora que a presidente Dilma gosta de falar. Não existe Pátria Educadora com um corte de 19% no orçamento deste ano. É o mesmo descaso dos governos anteriores.”, analisa a vereadora.
Na opinião da professora Amanda, o trabalho representa um olhar da classe trabalhadora para a conquista de uma Educação Pública, gratuita, universal e de qualidade, para transformar o Brasil no caminho do socialismo. O livro aponta propostas para retirar o setor da situação dramática que vive hoje, como o investimento imediato de 10% do PIB exclusivamente em educação pública, e não no ensino privado, como faz o governo. “Não dá para esperar mais 10 anos como Dilma e o Congresso definiram no Plano Nacional de Educação. O Brasil precisa investir 10% do PIB agora, e em educação pública.”, destaca Amanda.